Se alguém tivesse dito a Kylian Mbappé que o seu hat-trick seria insuficiente para a vitória do Real Madrid, o francês teria, provavelmente, ficado incrédulo. É que o hat-trick de assistências de Ferrán Torres é igualmente memorável e houve ainda as exibições de Raphinha e Yamal, que operaram a reviravolta num clássico louco e decisivo, já que os catalães têm sete pontos de vantagem a três jornadas do fim. O Barcelona venceu em Montjuic por 4-3, no quarto triunfo sobre o maior rival esta temporada e com um saldo de 16-7 em golos.

O triunfo poderia ter sido ainda mais expressivo se mais um remate certeiro, o quinto, de Fermín López, nos últimos minutos da partida de Montjuic tivesse sido validado. No entanto, a jogada foi anulada por mão na bola.

Com maior ou menor polémica na altura - houve naturais protestos pelos responsáveis culés -, o tema vem agora de novo à superfície e com muito mais polémica devido à gravação da comunicação do VAR com o árbitro.

O videoárbitro Martínez Munuera começa por alertar o árbitro principal Hernández Hernández para anular o golo, porque, na sua opinião, a bola tinha tocado na mão de Fermín. No entanto, o que causa a revolta dos adeptos catalães é uma voz desconhecida em segundo plano na gravação, que se ouve, por um instante, a dizer uma espécie de «Graças a Deus!» «Menos mal», mais concretamente.

Na transcrição oficial da gravação da sala do VAR, a conversa decorreu da seguinte forma:

Martínez Munuera: «Ouve, Álex, acabámos de detetar mão na bola, está bem? Vem ver.»
Voz desconhecida: «Dada a altura, graças a Deus. Sim, sim, absolutamente.»
Hernández Hernández: «Está bem, perfeito. Vamos lá, bateu com a mão, sim. A bola vai sair e agora dá-me um plano amplo para eu ver toda a jogada, para ver como termina. Está bem, perfeito, a mão está claramente levantada. Vou anular o golo.»

A gravação tornou-se rapidamente viral, com os adeptos a expressarem o seu descontentamento nas redes sociais.