
O Moto3 tem regulamentos estáveis desde a sua criação em 2012 sucedendo às 125cc como categoria de entrada no paddock do MotoGP. Mas isso deverá mudar nos próximos anos.
A intenção da Dorna é ter motores de maior cilindrada, tal como aconteceu com o Moto2 em 2019 com a chegada da Triumph. Segundo o diretor-executivo da entidade promotora, Carmelo Ezpeleta, disse ao site GPOne.com, as conversas estão em curso:
– Queremos aumentar a cilindrada das motos de Moto3 devido ao maior limite de idade [foi introduzida a idade mínima de 18 anos em 2022, com raras exceções] e a uma estatura maior dos pilotos. Estamos a falar com diferentes construtores para desenharem novas motos.
Atualmente, o Moto3 tem dois fornecedores de motos, Honda e KTM, sendo protótipos de competição. No entanto, o caminho futuro será um campeonato monomarca e com motos derivadas de produção – o que representará também custos menores para as equipas.
Ezpeleta ressalvou que, neste momento, ainda nada está decidido e não é esperado que existam novas regras antes de 2028.