Portugal foi afastado pela Alemanha do EuroBasket, ao perder por 85-58 diante da campeã do Mundo nos oitavos de final. Apesar da diferença no marcador no final do encontro, o jogo esteve equilibrado durante os três primeiros períodos, como mostra o facto de à entrada do último parcial os germânicos terem uma vantagem de apenas um ponto (52-51).

No final do encontro, selecionador Mário Gomes assumiu que faltou a Portugal aguentar o mesmo ritmo durante os 40 minutos.

«Tivemos combustível durante 30 minutos, faltou-nos depois mais combustível nos últimos 10. Estamos tristes por perder, obviamente, mas disse aos jogadores que não têm o direito de ficar frustrados. Fomos até onde conseguimos e não demos mais porque não tivemos força nos últimos 10 minutos», lamentou.

O técnico realçou que o facto de a equipa ter precisado do último jogo da fase de grupos para garantir o apuramento para os oitavos de final pesou contra a Alemanha.

«O último jogo [contra a Estónia] era crucial, por isso fiz uma rotação diferente, dei mais minutos de jogo do que seria normal a alguns jogadores, como Travante [Williams], o Rafa [Lisboa] ou o Miguel [Queiroz] e hoje pagámos a fatura», notou.

Gomes garantiu ainda que confessou aos jogadores que é o treinador mais feliz deste Europeu.

«Só quero dizer o que disse aos jogadores no balneário: deve haver treinadores felizes com as respetivas equipas neste Europeu. Talvez alguns estejam tão felizes como eu estou com os meus jogadores, mas garanto que nenhum está mais feliz do que eu estou», terminou.

RECORDE O FILME DO JOGO