Lourenço Henriques foi a principal surpresa na lista de 26 jogadores convocados por Rui Jorge para a preparação do Euro Sub-21. O defesa é a prova do talento existente na Liga 3 e segue desta forma o legado do seu pai, Pedro, que também foi internacional jovem por Portugal.

Nascido em 2004, Lourenço teve grande protagonismo às ordens de Vítor Paneira no Varzim. Com características de defesa central moderno, tem contrato com o Leixões e condições para subir degraus no futebol luso.

«Não jogo pelo meu apelido»

A saída da formação do Benfica, em 2020, não fez Lourenço baixar os braços e lutar pela sua carreira. No Vitória FC teve oportunidade de estreia no futebol sénior e mostrar as suas capacidades.

Lourenço Henriques
2024/2025
Defesa
21 anos
29
Jogos
2429
Minutos
1
Golos
2
Assistências
9 1 0 2x

Não sendo muito alto para a posição, Lourenço destaca-se pela competitividade, posicionamento e capacidade com bola. O seu talento foi detetado pelo Leixões, que o contratou no passado verão e cedeu ao Varzim.

Numa defesa a três, Lourenço atuou em 29 partidas pelo Varzim, 27 no papel de titular. Um dos jovens em destaque esta época nos poveiros, como Cláudio Araújo.

«Não jogo pelo meu apelido. O meu pai teve o seu percurso e eu estou a fazer por mim», afirmou recentemente o defesa, de discurso focado.

Além da experiência que vai viver nas próximas semanas, Lourenço vai alimentar o sonho de integrar a lista final de 23 atletas que Rui Jorge vai levar ao Europeu. Aconteça o que acontecer, são dias de orgulho para o clã Henriques.