No que está a ser visto como um início menos do que estelar na sua carreira na Red Bull, Liam Lawson enfrentou uma dececionante saída no Q1 no Grande Prémio da Austrália. O evento acrescentou um novo capítulo à saga em curso envolvendo o seu predecessor, Sergio Perez. Segundo o repórter da Sky F1, Ted Kravitz, este desempenho falho pode desencadear uma onda de diversão para Perez.

Lawson, o jovem piloto da Nova Zelândia, foi promovido à posição de colega de equipa de Max Verstappen na Red Bull em dezembro passado. O anúncio surgiu após a surpreendente saída de Perez, que deixou o seu lugar de corrida após uma extenuante temporada de 2024.

A saída de Perez foi bastante inesperada, uma vez que ele tinha assinado uma extensão de contrato de dois anos até ao final de 2026, apenas seis meses antes da sua decisão. A Red Bull, no entanto, concordou em permitir que o piloto mexicano deixasse o seu cargo.

O Grande Prémio da Austrália marcou a primeira corrida de Lawson no circuito de Albert Park. A sua jornada começou de forma conturbada quando ele falhou a sessão de treinos finais devido a um problema no motor, acabando por terminar uma dececionante 18ª posição no Q1. Ele estava prestes a melhorar o seu desempenho na sua última volta da primeira sessão de qualificação. Infelizmente, um momento largo na penúltima curva manteve-o a um segundo atrás de Verstappen e acima apenas da dupla da Haas, Esteban Ocon e Oliver Bearman. Esta última dupla não conseguiu estabelecer um tempo devido a um problema na caixa de velocidades.

Kravitz, durante o seu programa Ted’s Notebook na Sky F1, fez uma piada sobre a saída precoce de Lawson, sugerindo que Perez poderia ter superado o seu desempenho. “Há hipóteses de que Perez sinta que poderia ter feito melhor do que a posição P18,” disse ele.

O repórter da Sky F1 argumentou ainda que, para o bem das aspirações da Red Bull no Campeonato de Construtores, é crítico que o desempenho de Lawson não se torne um padrão recorrente. Ele acrescentou: “A Red Bull certamente não pagou a Perez um ano antes da data de expiração do seu contrato para ter o seu outro carro, além do de Verstappen, a sair no Q1.”

Lawson, que estava a usar um nariz diferente do Verstappen no seu Red Bull RB21, reconheceu que o seu desempenho estava longe de ser perfeito. Ele disse: “Esperávamos que o início da qualificação fosse difícil. As primeiras voltas, esperávamos estar fora [do ritmo], e depois estávamos apenas a planear construir ao longo da sessão. Mas sair na segunda volta pôs tudo em desordem.”

Tanto Lawson como Verstappen tinham estado a lidar com pneus a sobreaquecer durante todo o fim de semana do GP da Austrália, um problema apontado pelo conselheiro da Red Bull, Helmut Marko. No entanto, Lawson estava otimista, afirmando que achava que tinham o carro numa boa janela e que a volta em que estava era perfeitamente aceitável.

Apesar do revés, Lawson continua esperançoso para as futuras corridas, reconhecendo que precisa de melhorar. À medida que a temporada de 2025 avança, todos os olhos estarão em saber se Lawson conseguirá enfrentar o desafio e ajudar a Red Bull na sua busca pelo Campeonato de Construtores. Entretanto, a comunidade da F1 continuará a especular sobre a reação de Perez ao início conturbado do seu sucessor.