A Skechers continua a apostar parte das fichas no mercado do futebol e recentemente deu a conhecer aquele que é, muito provavelmente, um dos modelos de chuteiras mais elegantes e fascinantes da marca. Falamos das 'Skx_1.5 Elite FG', que nos ajudaram a ter uma performance bastante consistente num jogo 5x5, ajudando (e de que maneira) a disfarçar alguma falta de jeito de quem vos escreve. Mas isso já são outros quinhentos que não merecem grande tempo de antena. Passemos à parte que mais interessa, concretamente à experiência propriamente dita.

Aliás, antes de questões mais técnicas e daquilo que senti durante o jogo, vou abordar o lado estético deste modelo. O branco domina o fundo da chuteira, sendo que todos os pormenores que diferenciam a bota são em tons dourado, com destaque para o símbolo que tem um rebordo a preto - o 'S' salta logo à vista quando estamos de perfil. A base dos pitons, por exemplo, é toda em dourado, provocando assim um contraste muito interessante de cores capaz também de oferecer muita elegância, caíndo certamente na mouche dos jogadores mais vaidosos... como eu. Existe um núcleo de atletas que gosta sempre de combinar a cor das chuteiras com o equipamento, pelo menos com as meias, sendo que esta junção de tons acaba sempre por sair vencedora porque fica bem com quase tudo. Há ainda disponível em amarelo, roxo e preto.

No que diz respeito à conceção da chuteira apresenta naturalmente algumas melhorias em comparação com modelos anteriores, como as Skechers SKX_01. Uma das principais diferenças é mesmo ao nivel da comodidade e conforto, fruto do leve tecido que cobre a parte superior. Ajusta-se mais facilmente ao formato do peito do pé e confere uma maior segurança na maioria das ações porque não sentimos pequenos vazios. Quando isso acontece existe sempre a sensação de que a chuteira está 'solta', ou melhor, não tão justa, o que cria sempre alguma instabilidade. Essa sensação desapareceu.

A base de pitons multidirecional permite-nos uma maior amplitude de movimento. É top para quem gosta mais de pautar o jogo, com a bola colada aos pés, mas quem tem mais técnica também pode estar descansado porque as 'Skx_1.5 Elite FG' respondem na perfeição. O facto de serem levezinhas não obriga a tanto esforço nos movimentos e 'sprints', sendo também bastante fiáveis quando tentamos passes longos ou mesmo rematar à baliza. Tem tudo a ver com segurança e comodidade. Estas duas últimas são, digamos, as palavras de ordem.

E para isto também ajuda a parte interior e o preenchimento das chuteiras. A pequenina 'almofada' na zona do calcanhar e tornozelo, bem como a tecnologia de amortecimento, dá a qualquer jogador uma sensação de bem-estar e confiança durante o jogo. Por vezes, quando utilizamos umas chuteiras pela primeira vez e nos descalçamos, sentimos um breve alívio porque nos 'livramos' do peso, mas com este modelo é como se nada se tivesse passado. Fiquei cansado das correrias, naturalmente, mas os pezinhos estavam prontos para jogarem mais 90 minutos. É uma aposta ganha da Skechers... e de quem decidir adquiri-las. Ninguém se vai arrepender, isso é certo!