Após o Grande Prémio de Espanha, a FIA realizou uma análise detalhada do Ferrari de Charles Leclerc para verificar a conformidade com os regulamentos técnicos que regem os sistemas de travagem traseira. A preocupação principal era a possibilidade de qualquer mecanismo que pudesse permitir travagem assimétrica, uma tática anteriormente explorada por equipas para obter vantagens de desempenho.

Por que foi realizada a verificação
  • A FIA seleciona aleatoriamente um carro que termina nos 10 primeiros para verificação aprofundada, além das verificações padrão pós-corrida

  • Com uma ênfase aumentada nos sistemas de travagem—especialmente após o design dos travões traseiros da McLaren ter sido analisado após Miami— a FIA intensificou as verificações no local espanhol para garantir total conformidade

O que a inspeção envolveu
  • Delegados técnicos da FIA examinaram o conjunto de travões traseiros, incluindo tambores, dutos, carroçaria e mecanismos associados.

  • Os inspetores concentraram-se em quaisquer componentes que pudessem permitir torques de travagem intencionalmente assimétricos em um único eixo—agora explicitamente proibidos nos regulamentos técnicos

  • Eles também verificaram a conformidade com as regras que proíbem refrigeração de travões à base de líquidos e garantiram que apenas o fluxo de ar gerado pelo movimento do carro é utilizado

Resultado da inspeção
  • A FIA confirmou que tudo estava em total conformidade com os regulamentos técnicos e nenhuma irregularidade foi encontrada

  • A Ferrari de Leclerc, incluindo todo o seu sistema de travagem traseiro, foi oficialmente liberada com nenhuma preocupação ou penalização.

Contexto e Significado
  • As atualizações das regras da FIA em 2024 proibiram explicitamente sistemas de travagem assimétricos, uma medida preventiva motivada por casos passados que remontam à década de 1990 e suspeitas recentes em torno de equipas modernas

  • Inspeções semelhantes foram realizadas recentemente na McLaren após o Grande Prémio de Miami, onde os seus travões traseiros também foram declarados legais após análise

Palavra Final

A minuciosa inspeção do Ferrari de Charles Leclerc após o Grande Prémio de Espanha confirma que o seu sistema de travões traseiros está totalmente dentro das regulamentações da FIA. Com um aumento da atenção regulamentar para eliminar o desempenho através de travagens assimétricas, este resultado limpo sublinha o compromisso da FIA com a competição justa e a transparência.