O Casa Pia recebe o Gil Vicente na tarde deste sábado, num duelo a contar para a 23ª jornada da Liga Portugal Betclic. Os casapianos atravessam uma fase atribulada em que perderam pela margem miníma na última partida, enquanto a formação minhota está extremamente fragilizada após somar quatro derrotas consecutivas.

Apesar das dificuldades enquanto visitante, no Estádio Municipal de Rio Maior a turma de João Pereira apresenta uma excelente forma. Nas últimas 11 partidas em casa, os gansos apenas perderam numa ocasião - frente ao Rio Ave por 1-3 - e registaram seis vitórias, o que pode demonstrar conforto e eficácia em campo da equipa neste duelo. A saída de Nuno Moreira para o Vasco da Gama pode constar uma baixa importante, mas João Pereira pode ter antecipado esta problemática, contando com Henrique Pereira como possível solução.

Liga Portugal Betclic 2024/25

Casa Pia AC (6.�)
22J 9V 6E 7D (29-28)
Forma: VVDVD
D1: Gil Vicente (C) 22/02
Gil Vicente (14.�)
22J 5V 7E 10D (23-34)
Forma: VDDDD
D1: Casa Pia AC (F) 22/02

Quanto à formação de Barcelos, os resultados não têm ditado aquilo que é a forma da equipa. A turma minhota tem trabalhado bem dentro das quatro linhas, mas no terço ofensivo passa fome à custa de uma grande falta de finalização. A expulsão de Aguirre no jogo frente ao Braga -e consequentemente afastado do duelo com o Famalicão - foi um dos principais focos deste problema nos últimos metros e que, com o regresso do jogador, pode amenizar a situação dura. A despedida de Bruno Pinheiro, que obrigou à subida de José Pedro Pinto, técnico dos sub-19, pode também ter peso no plantel, uma vez que o técnico estava confiante do trabalho executado junto da equipa.

Na antevisão ao jogo, João Pereira não baixou a guarda apesar do mau momento gilista: «Têm um excelente plantel e jogadores com muita qualidade individual. Se calhar não conseguiram conquistar tantos pontos como era expectável, mas é uma equipa extremamente organizada.»

O novo comandante das tropas gilistas, José Pedro Pinto, abordou : «Todas as equipas passam por momentos bons e menos bons numa época e este é um momento que exige uma resposta e uma grande união entre todos. O adversário é de respeito, está posicionado no primeiro terço da tabela classificativa com todo o mérito, é uma boa equipa.»