Após a derrota esclarecedora do Casa Pia no Estádio da Luz, na segunda jornada da Liga, poucos pensariam que uma volta depois, os gansos se encontrassem na sexta posição da tabela com doze pontos de vantagens para os lugares de descida. Mérito para o treinador João Pereira, que, na antevisão ao segundo duelo da época entre casapianos e encarnados, vincou o registo histórico dos seus comandados que não perdem, em jogos a contar para a Liga, desde 2 de dezembro.

«Sabemos que estamos numa série que é positiva, mas não nos conformamos. No caso de conseguirmos pontuar, será a melhor fase na história do Casa Pia na primeira liga, e é para isso que nós vamos trabalhar», afirmou, antes de realçar que a equipa pretende assegurar a manutenção e superar os 38 pontos conquistados na temporada passada.

Apesar da boa forma dos seus comandados, João Pereira acredita que o Benfica vai querer dar resposta à hecatombe sofrida frente ao Barcelona a meio da semana. O jovem técnico aponta ainda para a diferença de patamar entre os dois conjuntos: «O Benfica é de outro campeonato no sentido em que se virmos os valores de mercado de equipas, o Casa Pia está nos 20 milhões e o Benfica está nos 350. São realidades completamente diferentes.»

«O Benfica sabe perfeitamente que luta para ser campeão, portanto isso dará um cariz maior de pressão. Nós vamos jogar em casa, a única pressão que nós temos é conseguir dar a vitória aos nossos adeptos», acrescentou. O sexto lugar faz sonhar com voos ainda mais altos, mas João Pereira recusa a pressão europeia, relembrando que o Casa Pia regressou recentemente à elite do futebol português e que ainda joga em casa emprestada. 

Frente aos encarnados, o jovem técnico não pode contar com o contributo de Andrian Kraev que cumpre castigo depois de ter recebido o quinto amarelo no Bessa, na última jornada. João Pereira não levanta o véu sobre o substituto do búlgaro, mas deixa uma garantia: Beni Mukendi será titular amanhã. O médio angolano, titular na última partida no lugar que pertencia a Telasco Segovia, mereceu rasgados elogios do seu treinador «O Beni tem um potencial tremendo. Ele tinha vindo a fazer o seu trabalho, se calhar não tinha o lugar que pretendia no onze titular, mas já o agarrou e neste momento vai dar continuidade», analisou João Pereira.

De resto, a lutar pelo segundo lugar no meio-campo dos gansos estão Miguel Sousa, Rafael Brito e... Pablo Roberto. Depois de passar de referência da equipa em 23/24, para a última opção no seu setor (apenas 232 minutos somados na Liga), o médio brasileiro pode ser, segundo João Pereira o reforço dos casapianos para a segunda volta. O treinador de 32 anos aproveitou ainda para realçar que o Casa Pia não vai ao mercado para substituir Telasco Segovia.