O Benfica vai integrar o grupo H da Liga dos Campeões de basquetebol, no qual terá como adversários os espanhóis do Gran Canária, os franceses do Le Mans Basket e os sérvios do Spartak Subotica.

O tetracampeão nacional tem pela primeira vez acesso direto à fase de grupos, enquanto o 'vice' FC Porto vai disputar uma ronda de qualificação, cujo sorteio definiu esta quarta-feira que começará por defrontar os húngaros do Falco Szombathely.

O Benfica é uma das 29 equipas apuradas diretamente e o FC Porto terá de passar três jogos, num dos três grupos preliminares, para entrar na fase final, que ficará completa com os três vencedores dessa qualificação.

Os dragões estão no grupo 3 de acesso, no qual começam por defrontar os húngaros e, em caso de vitória, seguem para as meias-finais, com novo jogo diante do vencedor do embate entre franceses do Élan Chalon e suíços do Friburgo.

Em caso de novo êxito, o FC Porto poderá encontrar no jogo final de acesso os espanhóis do UCAM Múrcia, os polacos do Start Lubin, os italianos da Juventus ou os finlandeses do Karhu Basket.

A ronda preliminar junta três equipas aos 29 apurados diretamente, com o FC Porto a poder, em caso de sucesso, entrar no grupo B, do qual fazem parte os checos do Basketball Nymburk, os alemães do Alba Berlin e os azeris do Sabah BC.