O piloto espanhol Álvaro Bautista trouxe para a praça pública uma discussão que está a agitar o Mundial de Superbikes e que tem que ver com o peso. Neste caso, a falta dele.

Em causa está a regra peso mínimo combinado entre moto e piloto que deve ser de 168 kg. Caso esse limite não seja atingido, a moto recebe um lastro adicional de 0,5 kg para cada quilo a menos. A medida foi introduzida após o domínio de Bautista em 2023, quando venceu 27 das 36 corridas com a Ducati, sendo visivelmente mais rápido nas retas do que outros pilotos por ser mais leve.

O espanhol mede 1,69 m e pesa 60 quilos, enquanto, por exemplo, o atual campeão Toprak Razgatlioglu mede 1,82 m e pea 80 quilos.

Agora, sem vitórias em 2025 após seis etapas e ocupando o terceiro lugar na classificação geral, o espanhol, que correu no MotoGP entre 2010 e 2018 decidiu manifestar-se.

«Corro, compito, mas sinto uma sensação de injustiça. é uma discriminação para un piloto leve, porque ao fim a ao cabo este é o meu físico e não é justo que por causa do meu físico tenha uma desvantagem que outros pilotos não têm. No ano passado falei com o Carmelo [Ezpeleta, patrão da Dorna] e ele concordou, mas o problema é que nas SBK os fabricantes decidem as regras», disse o espanhol de 40 anos.

Na época passada, o Regulamento Técnico do Mundial de Superbikes (SBK) passou a referenciar o peso do piloto. Os pilotos mais leves do que o valor referência fixado no regulamento, 80 kg, incluindo todos os equipamentos, seriam obrigados a adicionar peso na moto. Por cada quilo a menos tem de ser adicionado 0,5 kg de lastro na moto, até ao máximo de 10 kg. Uma medida que teve um impacto no rendimento de Alvaro Bautista, campeão mundial SBK em 2022 e 2023, com uma Ducati.

Um dos pilotos mais queixosos foi Scott Redding, exemplo de cuidados físicos, mas que lamentava quer seira impossível baixar mais o seu peso e, por isso, estava em desvantagem, pressionando publicamente a comissão de SBK.

Com a regra aprovada, agora é Bautista a queixar-se pois passou a ter de adicionar 7 kg de lastro na sua Panigale V4 R, e ainda não venceu qualquer corrida este ano.

O piloto diz que «carregar 7 kgs extra, equivale, segundo o espanhol, a transportar um fardo permanente que compromete a sua competitividade face aos adversários com maior peso».