Bárbara Lopes foi a porta-voz da seleção nacional feminina, esta quarta-feira, no lançamento do jogo frente à Inglaterra. A central pode estrear-se pela principal Equipa das Quinas e logo num palco mítico, como o Estádio de Wembley, e assegura que "o grupo está confiante" e focado "em trazer a vitória para Portugal."

"Estamos focadas em Inglaterra, motivadas a trabalhar, a estudá-las e queremos muito jogar em Wembley e trazer a vitória. Acho que o facto de jogarmos em Wembley não está a ser para ninguém um ponto de tensão, está toda a gente muito entusiasmada a querer aproveitar o momento porque vai ser um momento muito bonito. O [último] jogo com a Espanha permite-nos no fundo aprender a tirar os aspetos bons, os menos bons e trabalhar neles para que não volte a acontecer", destacou a jogadora natural de Oliveira de Azeméis, em conferência de imprensa, na Cidade do Futebol, em Oeiras.

Por outro lado, Bárbara Lopes, reforçou a "importância" da dupla jornada frente a inglesas e belgas: "O selecionador tem pedido que nos foquemos naquilo que são os treinos e em ganhar em Wembley porque queremos manter-nos na Liga das Nações A e estamos a trabalhar para isso. Sabemos que temos dois adversários muito difíceis mas, estamos focadas a trabalhar, a ouvir as pequenas mensagens que o selecionador vai dizendo, a fazer os ajustes em relação ao que é menos positivo e prontas para qualquer desafio". A partida de sexta-feira pode ser um marco histórico para a carreira da defesa do Torreense mas, a mesma está a viver o momento sem ansiedade: "Gostava de estrear-me, quer seja em Wembley, quer seja aqui no nosso Portugal".

Na sua segunda chamada ao espaço seleção, a jogadora de 23 anos, confessou ainda que a sua adaptação  está a ser "fácil porque as colegas assim o permitem" e mostrou-se igualmente muito feliz por poder partilhar mais este momento com duas colegas azuis e grenás que foram chamadas pela primeira vez.

"A chamada da Carolina e da Samara são resultado daquilo que foi o bom trabalho coletivo do Torreense, já o tinha sido com a minha chamada [anterior] mas, são mais uma prova que o clube está a investir, a acreditar no futebol feminino e estamos a fazer um trabalho incrível. Elas também são muito talentosas e merecem cá estar. Espero que continuemos todas a ser cá chamadas porque trabalhamos muito para isso e eu vejo o trabalho das minhas colegas e acredito que continue assim a ser", enalteceu. 

No seguimento do seu percurso em 2024/25, Bárbara Lopes considera: "Até ao momento já está a ser uma época muito positiva. Estou muito feliz, obviamente que ambiciono muito chegar a um palco como o Europeu mas, vou continuar a fazer o trabalho que tenho feito, quer no clube, quer na seleção, aproveitar todos os momentos para poder crescer e ser melhor jogadora, e para dar razões para continuar a estar aqui no espaço das seleções e quem sabe um dia sair essa convocatória e eu poder estar lá presente". E, com a humildade que a caracteriza, prosseguiu: "Tive a oportunidade nesta época de jogar a central do lado esquerdo e agarrei-a. Sinto que posso ajudar a equipa, quer na seleção, quer no Torreense, nesta posição por vários sentidos mas, estou apta para jogar em qualquer posição, onde o treinador entender que posso ajudar".

Sobre o seu futuro, atirou: "Fui e estou muito feliz em Torres Vedras, o futuro não sei o que espero. Estou focada para ajudar a seleção na Liga das Nações, o resto depois tenho tempo para pensar e tomar essas decisões".  Para finalizar, a jovem jogadora, que desde tenra idade é apaixonada por animais, falou sobre a vida académica que concilia com a sua carreira futebolística visto que está no quinto e último ano de medicina veterinária. "Acredito que quando queremos muito conseguimos. Não é fácil conciliar a carreira profissional e o percurso académico mas eu como muitas outras  somos a prova que é possível quando queremos muito. Temos que gerir muito bem os momentos mas acredito que as jovens jogadoras possam olhar para o meu exemplo, como de muitos outros, optimistas porque não é preciso abdicar da carreira futebolística ou dos estudos porque podemos ter os dois", terminou

Diana Gomes continua condicionada

No treino desta amanhã, antes da partida para Londres (16h10), Diana Gomes voltou a treinar condicionada, à parte do restante grupo de trabalho, como foi possível constatar no período aberto à comunicação social, tendo efetuado apenas corrida. As restantes 24 convocadas, treinaram sem limitações às ordens do selecionador nacional Francisco Neto. Refira-se, a comitiva nacional deve chegar a Londres pelas 17h50 desta quarta-feira.