Francesco Bagnaia, da Ducati, foi o mais rápido do segundo treino livre do GP da 'Solidariedade', em Barcelona, substituindo Valência com uma volta em 1.38,918 minutos. Jorge Martín (Pramac), líder do Mundial, ficou em quinto.

Com este resultado, Miguel Oliveira terá de disputar, no sábado, a primeira fase da qualificação (Q1), para tentar o apuramento para a fase seguinte (Q2), que reúne os 10 mais rápidos dos treinos cronometrados de hoje e os dois melhores da Q1.

Sábado está ainda prevista a corrida sprint e, em caso de vitória, Jorge Martin sagra-se campeão mundial de MotoGP pela primeira vez, bastando-lhe ganhar dois pontos a Bagnaia para conquistar o título. Caso contrário, a discussão segue para a corrida de domingo.

Bagnaia só conseguirá revelidar o título no domingo, e se recuperar 24 pontos face ao espanhol. Mesmo que o italiano vença a corrida sprint de amanhã e Martin não faça qualquer ponto, os 12 que estão em disputa cobrem apenas metade da diferença que tem para o primeiro lugar.