Várias pessoas foram atropeladas por um carro em Liverpool, no norte de Inglaterra, esta segunda-feira, durante os festejos da conquista do título do campeonato inglês. A informação foi avançada pela polícia em comunicado, citado pela Reuters.

Esta noite, em conferência de imprensa, as autoridades informaram que o atropelamento fez dois feridos graves, um deles uma criança. No total, 47 pessoas apresentaram ferimentos ligeiros - 20 foram tratadas no local, e outras 27 foram levadas para o hospital.

A chefe-adjunta da polícia de Merseyside, Jenny Sims, afirmou que o atropelamento não está a ser tratado pelas autoridades como terrorismo, mas sim como um incidente isolado.

Um britânico de 53 anos foi detido pela polícia. Num comunicado, divulgado por volta das 20:00 horas, as autoridades pedem "às pessoas que não especulem sobre as circunstâncias do incidente".

"Podemos confirmar que o homem detido é um cidadão branco britânico de 53 anos, da zona de Liverpool. Estão a decorrer investigações exaustivas para apurar as circunstâncias que levaram à colisão", lê-se na nota da polícia de Merseyside.

Minutos após o atropelamento, nas redes sociais, começaram a surgir vídeos do momento. É possível ver um carro cinzento a avançar sobre uma multidão de adeptos. Os vídeos contêm imagens que podem ser perturbadoras para alguns leitores.

O incidente aconteceu na Water Street, onde milhares de adeptos do Liverpool celebravam a conquita do título da Premier League.

Cenário em Liverpool é "chocante", diz primeiro-ministro britânico

O primeiro-ministro britânico classificou o incidente em Liverpool como "chocante" e "perturbador". Na rede social X, Keir Starmer agradeceu a resposta rápida da polícia e dos serviços de emergência.

[Artigo atualizado às 23:00]