Não há forma de o Borussia Dortmund acertar o passo na Bundesliga. No confronto direto contra o Stuttgart, nem a atmosfera de amor incondicional no Signal Iduna Park levou a equipa de Niko Kovac ao lado bom da vida.
A três dias da visita a Alvalade, para o play-off da Liga dos Campeões, o Borussia perdeu por 1-2 e exibiu as fragilidades que se arrastam desde agosto: incapacidade de definir na frente e erros primários atrás.
Depois de uma primeira parte de desesperantes falhanços na área do Stuttgart, o Borussia arrancou o segundo tempo debaixo de nuvens negras: Waldemar Anton fez um autogolo (minuto 50) e a fragilidade emocional tomou conta da equipa.
Anton é um ex-Stuttgart e um nome nada bem visto pelos adeptos do antigo clube. A lei do ex a funcionar ao contrário, neste caso.
A bola passou a queimar nos pés, o Borussia deixou de controlá-la e o pânico generalizado permitiu ao Stuttgart chegar ao 0-2: cruzamento de Jamie Leweling já na área, sobre a direita, e remate de primeira de Julian Chabot - o central ex-Koln estreou-se a marcar em 24/25.
Por baixo no marcador e pressionado pelos impropérios da bancada negra e amarela, o Borussia lá se lançou em busca do golo de honra. Julian Brandt reduziu aos 81 minutos, num pontapé feliz sobre a esquerda, mas o Borussia não foi capaz de mais.
Contra uma equipa tão errática, o Sporting de Rui Borges tem muito por onde aproveitar. Os de Dortmund são os 11ºs na Bundesliga, o Stuttgart subiu provisoriamente ao 4º lugar.
VÍDEO: 0 0-2 do Stuttgart em Dortmund
Leverkusen deixa dois pontos em Wolfsburgo
Num dos jogos grandes da ronda 21, o Bayer Leverkusen não passou na Volkswagen Arena e está agora a oito pontos do líder Bayern: 0-0 contra o Wolfsburg, com Tiago Tomás a fazer 73 minutos no ataque dos lobos.
Nas restantes partidas deste sábado, o Freiburg recebeu e venceu o Heidenheim (1-0), o Union Berlin foi golear a casa do Hoffenheim (0-4) - 90 minutos de Diogo Leite - e o Mainz-Augsburg fechou com um nulo (0-0).