
Numa tarde muito quente no Minho, FC Famalicão e Rio Ave disputaram a primeira mão do playoff da Liga BPI. Num duelo muito intensivo e combativo, as rioavistas que procuram a subida de divisão levaram vantagem ao vencer por 0-1.
O encontro começou - de forma quase imediata - com preocupações para ambos os bancos. Um choque duro entre Regina Pereira e Mafalda Nunes a meio-campo obrigou João Marques a fazer uma alteração ainda no primeiro minuto. Beatriz Conduto foi chamada a jogo para render a capitã vila-condense. A média do FC Famalicão permaneceu em jogo.
As famalicenses começaram a criar algumas oportunidades de golo com o passar do tempo, mas foi mesmo o Rio Ave quem se colocou na frente do marcador. Após um pontapé livre batido por Marthe Enlid e um posterior desvio, Beatriz Conduto tentou cabecear a bola, chocou com Daniela Araújo e foi mesmo Mariana Simães, por infelicidade, quem desviou a bola para dentro da baliza.
Daí em diante, a toada do encontro foi só uma: muitas paragens. Foram vários os momentos em que o jogo teve de ser pausado e reatado. Quase de forma constante, esta prática levou a sete minutos adicionais na primeira parte que em pouco ou nada resolveram a situação.
Na segunda metade - ainda que com mais disputa de bola -, o conjunto minhoto continuou em busca do golo do empate que acabou por não surgir. Karol Cardozo e Rita Dias foram as jogadoras mais esclarecidas do conjunto de Rita Castro e Silva, mas não conseguiram ultrapassar Cláudia Rocha.
O Rio Ave fez de tudo para segurar a vantagem e assim o conseguiu. Com a aposta na transição a ser clara por parte de João Marques, as rioavistas mantêm muito viva a esperança de subir à Liga BPI e acompanhar o Vitória SC.
A segunda mão deste playoff está agendada para o próximo dia 7 de junho em Vila do Conde.