
É um regresso absolutamente épico! A americana Alysa Liu conquistou esta sexta-feira, em Boston, o título mundial de patinagem artística aos 19 anos, três anos depois de se ter retirado da modalidade, com apenas 16 anos. Ao som do clássico "MacArthur Park" de Donna Summer, a jovem prodígio somou 222.97 pontos, destronando a japonesa tricampeã Kaori Sakamoto. Soma-se a este feito que é a primeira medalha de ouro para os EUA na prova individual feminina em quase duas décadas - a última tinha sido Kimmie Meissner em 2006.
Liu, de origem chinesa, tinha anunciado em abril de 2022 que se iria retirar da modalidade, uns meses depois de ter feito a estreia nos Jogos Olímpicos de Inverno em Pequim - onde ficou na sexta posição - e de ter conquistado a medalha de bronze nos Mundiais. Na altura, justificou que tinha "deixado de desfrutar da patinagem por não ter tempo para mais nada", tornando-se um peso enorme na sua vida.
"Estava tão empenhada no desporto que praticamente não fazia mais nada. Patinar apoderou-se da minha vida. Não sei se isso aconteceu com outras pessoas, mas quando me recordo de certas alturas da minha vida é como se houvesse um vazio. A rotina era ir para o ringue, voltar para casa e competir. Deixei de desfrutar disso", relatou numa publicação no Instagram.
Em outubro de 2024, a patinadora regressou à competição, revelando que tomou esta decisão depois de ter tido uma experiência no esqui: "Esquiei pela primeira vez e voltei a sentir uma adrenalina que já não sentia desde que tinha abandonado a patinagem. Foi aí que pensei que devia tentar outra vez e regressar ao gelo."
Agora, passado menos de meio ano, Liu acaba por conquistar a medalha de ouro nos Mundiais, algo que admite que não imaginou que fosse possível: "Depois de tudo o que se passou, significa tanto para mim esta vitória. Depois da minha última experiência na patinagem, do tempo que estive fora... Estou tão feliz! Nem sei como processar isto tudo."