Alverca e Tondela empataram a uma bola no jogo que encerrou a 16.ª jornada da Liga Portugal Meu Super, com a equipa da casa a marcar já em período de descontos.

No Complexo Desportivo de Alverca, golos de Rodrigo Ramos, aos quatro minutos, para o Tondela, e de João Lima, aos 90+6, para o Alverca, quando os ribatejanos já se encontravam reduzido a dez elementos, deram um ponto para cada lado.

O empate deixou o Alverca no oitavo lugar da classificação geral da II Liga portuguesa de futebol, com 25 pontos, e afastou o Tondela (32 pontos) da liderança, que é ocupada pelo Penafiel, com 35 pontos.

O avançado Rodrigo Ramos adiantou o Tondela, logo aos quatro minutos da partida, depois de ficar isolado diante de João Bravim e rematar cruzado, após um lançamento longo de Talocha, fazendo assim o terceiro golo na competição.

Os ribatejanos responderam ao minuto 10 com Brenner Lucas, o agitador do ataque do Alverca na primeira parte, a disparar de fora de área com Bernardo Fontes a desviar a bola por cima da barra.

Ao minuto 13 Anthony Carter cabeceou ao segundo poste para dentro da baliza do Tondela, mas o golo acabou invalidado por posição irregular do avançado australiano dos ribatejanos, situação que se viria a repetir aos 27 minutos em novo fora de jogo do melhor artilheiro da segunda II Liga (onze golos).

Na segunda parte, o Alverca acentuou a pressão sobre a defesa do Tondela, novamente com Brenner Lucas em destaque, aos 54 minutos, a rematar forte para defesa segura de Bernardo Fontes.

O técnico do Alverca, Vasco Botelho da Costa, tentou depois mexer com o jogo, fazendo entrar Pedro Bicalho e Wilson Eduardo.

No entanto, um minuto depois das alterações o guarda-redes João Bravim quase deitou tudo a perder para o Alverca, derrubando Hélder Tavares na grande área, mas o avançado Roberto desperdiçou a grande penalidade a favor do Tondela, atirando para fora.

Aos 77 minutos o Alverca ficou reduzido a 10 unidades, depois do defesa-central Alysson ter sido admoestado com o cartão vermelho direto, após revisão das imagens de videoárbitro, por ter travado de forma irregular uma clara oportunidade de golo para o Tondela.

Mas no período de compensação, o avançado João Lima, recém-entrado na partida, restabeleceu o empate para os ribatejanos, num desvio à boca da baliza, aproveitando um cruzamento de Brenner Lucas.

Jogo no Complexo Desportivo de Alverca

Alverca -- Tondela, 1-1.

Ao intervalo: 0-1.

Marcadores:

0-1, Rodrigo Ramos, 04 minutos.

1-1, João Lima, 90+6.

- Alverca: João Bravim, David Bruno, Fernando Varela, Alysson, Thauan Lara (Wilson Eduardo, 67), Eduardo Ageu (Pedro Bicalho, 67), Miguel Pires (Ricardo Dias, 89), Diogo Martins (Nkanyiso Shinga, 84), Brenner Lucas, Anthony Carter e Andrezinho (João Lima, 89).

(Suplentes: Pedro Silva, Iago Mendonça, Sema Velazquez, Paulo Eduardo, Wilson Eduardo, Ricardo Dias, Pedro Bicalho, Nkanyiso Shinga e João Lima).

Treinador: Vasco Botelho da Costa.

- Tondela: Bernardo Fontes, Tiago Manso, Bebeto, João Afonso, Ricardo Alves, Talocha, João Costinha (Nuno Cunha, 90+2), Cícero Alves, Hélder Tavares (André Ceitil, 73), Roberto e Rodrigo Ramos (Pedro Maranhão, 62 (Rodrigo Cascavel, 73).

(Suplentes: Gabriel Souza, Jordi Pola, André Ceitil, António Xavier, Miro, Pedro Maranhão, Rodrigo Cascavel, Nuno Cunha e Nor Maviram).

Treinador: Luís Pinto.

Árbitro: Gonçalo Neves (AF Lisboa).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Eduardo Ageu (41), Rodrigo Ramos (45+3), Hélder Tavares (66), João Bravim (68), Bebeto (87). Cartão vermelho direto para Alysson (77).

Assistência: Cerca de 400 espetadores.