Álex Rins terminou o sábado do GP de Espanha de MotoGP com problemas físicos, apesar de ter completado a corrida Sprint em Jerez – em que foi 15.º. Uma queda a alta velocidade na curva 4 durante o segundo treino livre deixou mazelas no corpo do piloto.

O espanhol da Monster Energy Yamaha afirmou: ‘A segunda [queda] foi mesmo feia. Simplesmente perdi a dianteira a velocidade muito alta e bati no muro. Considerando o acidente, estou mais ou menos bem. Fui ao centro médico para verificar um pouco o corpo, porque eu estava a sentir dores no quinto dedo da mão direita e também na perna. Não tem nada a ver com a fratura antiga, mas parece que o joelho fez um pouco torsão. Isto foi bastante doloroso. Por este motivo, fui à Clinica Mobile para pôr um pouco de analgésicos para fazer a corrida Sprint. E ele também encontraram o pulso rachado’.

Apesar da situação física, Rins decidiu alinhar na corrida Sprint, como referiu: ‘Só fiz a corrida Sprint para ver o que éramos capazes de fazer, como estava a minha condição. É claro, estou destruído neste momento. Depois de uma queda mesmo grande todos os músculos e tudo começa a estar doloroso. Mas esta foi a corrida Sprint, era importante para mim’.

O espanhol explicou depois a importância de estar na corrida Sprint: ‘Experimentámos algo esta manhã. Não quero dizer que causou o acidente, porque o acidente é só porque cometeste um erro ou fizeste algo diferente. Mas eu não me estava a sentir bem na moto com esta afinação diferente – a minha posição não era a melhor. Então, foi importante para mim porque entendi que não é a trajetória a seguir’.