
Foi já na última sessão de treinos do dia e de uma tarde cheia de bandeiras amarelas e quedas, uma das quais de Alex Márquez, que o espanhol conjugou todos os setores do circuito espanhol para uma volta espetacular. O cronómetro parou nos 1.35,991minutos!
O mais novo dos irmãos Márquez (Gresini) não só foi o mais rápido em pista no primeiro dia do GP de Espanha, quinta etapa do Mundial, como se tornou o primeiro piloto de sempre da categoria rainha a rodar no segundo 35 em Jerez, deixando o seu nome associado ao novo recorde absoluto.
As motos da Ducati continuam a revelar-se praticamente intocáveis, fechando assim as quatro primeiras posições na tabela de tempos: Francesco Bagnaia, Franco Morbidelli e Marc Márquez.
Fabio Quartaro (Yamaha) foi quinto (1.36,419). Fermín Aldeguer, Johann Zarco, Pedro Acosta, Fabio di Giannantonio e Joan Mir fecham o lote de pilotos que entram diretamente na Q2 de MotoGP.
Fora destas guerras estão ainda o campeão do Mundo, Jorge Martín (Aprilia), que hoje regressa a Espanha num voo médico, oriundo do Qatar onde esteve internado após o acidente em prova que lhe causou o colapso do pulmão e 11 fraturas nas costelas e o português Miguel Oliveira (Pramac Yamaha) a recuperar de lesão após queda provocada por Fermin Aldeguer no GP da Argentina.