O projeto Andretti-Cadillac de Fórmula 1 não mostra sinais de abrandamento, com Mario Andretti a insinuar “novidades e mudanças” no horizonte para a ambiciosa candidatura de se juntar à grelha até 2026. Apesar de contratempos recentes, incluindo a decisão de Michael Andretti de se afastar das operações diárias e a rejeição da sua entrada aprovada pela FIA por parte da Formula One Management (FOM), a equipa parece pronta para avançar.
O projeto, apoiado pela marca Cadillac da General Motors, já estabeleceu uma presença significativa no automobilismo, incluindo um local em Silverstone e a recruta de pessoal chave, como o ex-Chefe de Tecnologia da F1 Pat Symonds.
“Michael Andretti Afastou-se, Mas a Candidatura Avança”
Em outubro, Michael Andretti passou para um papel de consultoria na Andretti Global, deixando as responsabilidades diárias para o novo CEO Dan Towriss. Mario Andretti, embora não esteja diretamente envolvido na tomada de decisões, expressou o seu apoio inabalável à visão e liderança do seu filho durante este período crítico.
“Este é um assunto que envolve o meu filho Michael e a sua empresa, não eu,” disse Mario ao La Gazzetta dello Sport. “O que posso dizer é que haverá novidades e mudanças, e que o meu total apoio vai para o meu filho em todas as decisões e escolhas que ele fez durante este período e que fará no futuro.”
“O Papel e as Movimentações Estratégicas da Cadillac”
A parceria com a Cadillac continua a fornecer uma base sólida para a proposta da Andretti. Relatórios recentes sugerem que a Cadillac está a explorar a aquisição da propriedade intelectual da unidade de potência da Renault, um movimento que poderia posicionar a marca americana como um jogador-chave nas novas regulamentações de unidades de potência do desporto para 2026.
Ao alinhar-se com a experiência da Renault, a Cadillac poderia acelerar o seu desenvolvimento na F1 enquanto mantém uma vantagem competitiva. Isto está alinhado com a abordagem proativa da Andretti, que já viu a equipa contratar centenas de pessoal e iniciar o trabalho no design de um carro para 2026.
“O Interesse dos EUA na F1: Uma Oportunidade Dourada para a Andretti”
A proposta da Andretti-Cadillac coincide com um aumento da popularidade da F1 nos Estados Unidos. Graças à gestão da Liberty Media e à série da Netflix Drive to Survive, a F1 tornou-se um fenómeno cultural na América, evidenciado por números de audiência recorde para o GP de Miami e pela adição de corridas em Austin, Las Vegas e Miami.
Mario Andretti, uma lenda do desporto motorizado por si só, reconhece o momento único que isto cria para o desporto e para a sua equipa.
“Em todos os meus anos nos Estados Unidos, nunca percebi um interesse tão forte na Fórmula 1,” disse ele. “Houve décadas em que o interesse estava quase ausente, e então, de repente, após a série da Netflix, surgiu um amor impensável pelo desporto por parte dos americanos.”
“Rejeição da FOM e Investigação do DOJ”
Embora a FIA tenha aprovado a entrada da Andretti, a rejeição da FOM devido a preocupações sobre a rentabilidade e o impacto da adição de uma 11ª equipa no grid causou atritos. A situação chamou a atenção do Departamento de Justiça dos EUA, que está a investigar se a decisão da FOM viola as leis de concorrência.
Apesar destes obstáculos, a parceria Andretti-Cadillac tem continuado a avançar, demonstrando resiliência e compromisso com as suas ambições na F1.
“O que vem a seguir para a Andretti-Cadillac?”
Com a mudança de papel de Michael Andretti e a provocação de Mario Andretti sobre notícias iminentes, todos os olhos estão voltados para os próximos passos da equipa. Os desenvolvimentos-chave podem incluir:
- Progresso na aquisição da propriedade intelectual da unidade de potência da Renault.
- Novas atualizações sobre as suas instalações em Silverstone e a expansão da força de trabalho.
- Possíveis resoluções na disputa em curso entre a FOM e a Andretti.
Se bem-sucedida, a entrada da Andretti-Cadillac pode marcar uma nova era para a Fórmula 1, trazendo uma perspetiva exclusivamente americana para o palco global do desporto motorizado.