A AJ Foyt Racing, Santino Ferrucci lançou um ousado desafio para a temporada de IndyCar de 2025, afirmando que a sua equipa poderia fazer uma verdadeira corrida pelo campeonato. É uma declaração que certamente vai levantar sobrancelhas em todo o mundo das corridas, especialmente considerando o quase monopólio de Penske, Ganassi e Andretti nos títulos durante as últimas duas décadas. Mas há algum mérito no otimismo de Ferrucci, ou estará ele a sonhar alto com a Foyt, uma equipa que não conseguiu entrar no top 10 da classificação desde 2002?

Para colocar a afirmação de Ferrucci em perspectiva, é crucial olhar para trás até 2002, a última vez que uma equipa fora dos Três Grandes da IndyCar ganhou o campeonato. Desde então, nomes como Scott Dixon, Josef Newgarden e Alex Palou dominaram a tabela de classificação. A Foyt, por outro lado, não tem provado o sucesso dos seus anos dourados, e enquanto Ferrucci fez avanços significativos em 2024, subindo do 19º para o 9º lugar na classificação e garantindo a sua primeira pole, este salto para a contenda pelo título parece colossal.

A performance de Ferrucci este ano mostrou lampejos de brilhantismo, especialmente em ovais onde teve a terceira melhor média de classificações. No entanto, a consistência continua a ser um problema, uma vez que o próprio Ferrucci admite que várias classificações entre os cinco primeiros lhe escaparam, impedindo-o de desafiar seriamente por mais pódios. As suas duas classificações entre os cinco primeiros, ambas em Iowa, palidecem em comparação com o domínio de Alex Palou em 2024, onde o eventual campeão obteve 14 classificações entre os cinco primeiros em 17 corridas.

O desafio para Ferrucci e Foyt não é apenas fechar a distância para os líderes, mas alcançar a consistência necessária para sustentar uma luta pelo título. Numa sistema de pontos que recompensa fortemente as vitórias—50 pontos por uma vitória contra 30 pelo quinto lugar—é claro que simplesmente estar na disputa não é suficiente. Se Ferrucci quer desafiar nomes como Palou, terá de adicionar vitórias à sua lista de conquistas, algo que Foyt não conseguiu desde 2013.

No entanto, há razões para um otimismo cauteloso. Sob a liderança do chefe de equipa Larry Foyt, a equipa passou por melhorias significativas, em parte graças a contratações de engenharia chave como Michael Cannon e a uma nova parceria técnica com a Team Penske. A abordagem metódica de Cannon, que já trouxe resultados nas 500 Milhas de Indianápolis, trouxe um nível de crescimento sistemático à equipa que estava em falta há anos. A nova parceria com a Penske, que oferece acesso a amortecedores de topo, informações e pessoal, poderá ajudar a elevar o desempenho de Foyt a novos patamares.

A chegada de David Malukas para 2025 também representa uma potencial mudança de jogo. Malukas mostrou lampejos de brilhantismo e traz uma riqueza de conhecimento da sua experiência com a Dale Coyne Racing e a Meyer Shank Racing. A competição interna entre Ferrucci e Malukas poderá levar ambos os pilotos a elevar o seu nível, e se o desenvolvimento técnico da equipa continuar na sua trajetória atual, Foyt poderá surpreender alguns dos pesos pesados da série.

Mas não vamos deixar-nos levar. Apesar de todo o progresso que Foyt fez, a IndyCar continua a ser uma série incrivelmente competitiva dominada por potências estabelecidas com recursos profundos e pilotos altamente experientes. Ferrucci irá lutar não apenas contra a equipa de três carros da Penske, mas também contra a força combinada da Ganassi, Andretti e McLaren, todos os quais têm mostrado consistentemente que podem vencer corridas e campeonatos.

O desempenho de qualificação de Ferrucci—com uma média de 14º em 2024—sublinha a batalha difícil que enfrenta. Começar tão longe no grid torna difícil desafiar por vitórias, e embora ele tenha feito um bom trabalho ao ganhar posições nas corridas, um candidato ao título precisa estar na luta desde o início, desafiando consistentemente pela primeira fila nas qualificações.

Em última análise, embora a ambição de Ferrucci seja admirável e o progresso de Foyt inegável, desafiar por um título em 2025 parece ser um salto demasiado grande. As melhorias constantes da equipa e a parceria com a Penske oferecem esperança, mas a realidade é que passar de dois top-five em 2024 para uma luta pelo campeonato em 2025 exigiria uma transformação quase miraculosa.

O desporto beneficiaria sem dúvida de quebrar o domínio dos Três Grandes, mas Ferrucci e Foyt precisarão de mais do que otimismo para fazer isso acontecer. Quer consigam ou não causar uma surpresa, a temporada de 2025 promete ser um teste emocionante de até onde esta equipa, outrora dominante, pode voltar a subir no mundo da IndyCar.