
A Volvo Cars informou que está a reduzir a sua gama de modelos nos EUA devido às tarifas impostas pelo presidente Donald Trump que estão a dificultar a venda lucrativa de uma ampla gama de modelos.
O construtor automóvel sueco, que pertence à chinesa Geely Holding, disse à “Reuters”, que está a retirar do seu portfólio nos EUA alguns modelos sedan e carrinhas, devido à fraca procura por este tipo de veículos.
Recorde-se que as tarifas importação sobre veículos fabricados fora dos Estados Unidos, que entraram em vigor a 1 de abril, tornaram as condições de mercado mais desafiadoras para as empresas europeias, caso da Volvo.
Desta forma, as tarifas americanas de 27,5% sobre os automóveis fabricados na Europa e mais de 100% sobre importações chinesas forçaram as marcas a repensar as suas estratégias.
Especialistas do setor alertaram que os construtores automóveis que não conseguirem absorver o custo das tarifas vão ter de passar o aumento do custo para o consumidor, ou deixar de vender os seus modelos no mercado norte-americano.
Perante este cenário, a Volvo Cars vai comercializar nos EUA metade da sua linha global de 13 modelos, entre os quais os SUVs da marca e a carrinha V60. Desta forma, a marca sueca retira do portfólio, os sedans como o S60, que a produção na Carolina do Sul foi interrompida no ano passado, bem como o ES90, que a marca afirmar que não pode ser vendido lucrativamente nos EUA.