
Depois de, em 1959, ter inventado o cinto de segurança de três pontos e aberto a patente a todas as marcas do setor, a Volvo anunciou agora, que o novo EX60totalmente elétrico, previsto para 2026, vai estrear o primeiro cinto de segurançamulti-adaptativo do mundo, que se ajusta em tempo real às características físicas de cada ocupante e às condições específicas de cada acidente.
Segundo a Volvo, o novo cinto de segurança está dotado de “sensores avançados, tanto no interior como no exterior do veículo, o novo cinto é capaz de interpretar variáveis como a altura, peso, morfologia e posição sentada de cada passageiro — bem como a dinâmica precisa da colisão — para aplicar uma força de contenção personalizada”.
A marca sueca refere ainda que um passageiro de maior porte envolvido num acidente grave beneficiará de uma carga de contenção mais elevada para reduzir o risco de lesões na cabeça, enquanto uma pessoa mais leve, num embate ligeiro, será protegida com uma força inferior, reduzindo a probabilidade de fraturas nas costelas.
“O primeiro cinto de segurança multi-adaptativo do mundo representa um novo marco para a segurança automóvel mundial e é um excelente exemplo de como utilizamos dados em tempo real com a ambição de salvar milhões de vidas”, disse Åsa Haglund, diretora do Volvo Cars Safety Centre.

O novo cinto faz parte de um ecossistema de segurança mais amplo, funcionando em articulação com airbags, sistemas de deteção de ocupantes e assistentes de condução, criando uma proteção integrada, contínua e dinâmica. Para além disso, beneficiando de atualizações de software over-the-air, esta tecnologia irá evoluir ao longo do tempo, tornando-se cada vez mais inteligente e eficaz