
As vendas de Vinho Madeira tiveram uma forte redução, tanto na quantidade como no valor, isto nos primeiros seis meses do ano em curso, segundo dados fornecidos pelo IVBAM – Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, IP-RAM, à Direção Regional de Estatística da Madeira e divulgados esta quinta-feira.
"A comercialização de vinho 'Madeira' rondou os 1,4 milhões de litros nos primeiros seis meses do ano, o que se traduziu em receitas de primeira venda de 9,3 milhões de euros", pelo que comparando com o período homólogo, "registou-se uma diminuição de 10,6% na quantidade e uma redução de 6,1% em valor".
Refira-se que a quebra maior, em termos percentuais, dá-se sobretudo no mercado nacional e vendidos aqui na Região, uma vez que a comercialização "atingiu os 246,8 mil litros e rendeu um valor aproximado a 2,4 milhões de euros, dos quais 206,8 mil litros e 2,0 milhões de euros são das vendas efetuadas na Região Autónoma da Madeira", salienta. "Assim face ao mesmo período de 2024, as vendas em território nacional apresentaram uma evolução homóloga de -23,1% nas quantidades e de -11,5% em valor".
Já as "exportações para os países da União Europeia rondaram os 715,6 mil litros, gerando uma valorização de 3,4 milhões de euros, o que representou uma diminuição homóloga em volume e em valor de 9,6% e de 4,1%, respetivamente", enquanto que "as exportações para os países terceiros fixaram-se nos 425,9 mil litros, produzindo uma receita de cerca de 3,5 milhões de euros, o que se traduziu em variações homólogas de -3,4% em volume e de -4,1% em valor", destaca a DREM.

Mais específico, "nos países da União Europeia (UE), saliência pela positiva para o mercado alemão - o segundo mercado mais importante da UE - que registou aumentos de 3,5% e de 2,2%, em quantidade e em valor, respetivamente. Pela negativa, a França - que continua a ser o mercado mais importante no conjunto dos países da UE – observou diminuições de 15,8% em quantidade e de 4,4% em valor. As vendas para a Bélgica – terceiro mercado europeu mais relevante – evidenciaram tendência mista, com um aumento de 20,8% nas quantidades e uma redução de 4,6% em valor", aponta
No mercado extracomunitário, "destaque pela sua expressão, para as vendas para o mercado japonês, (+7,2% nas quantidades e +10,4% em valor)", conta. "Já no mercado norte-americano, verificou-se uma quebra de 14,4% nas quantidades e 20,6% em valor, sendo que noutro mercado extracomunitário importante – o Reino Unido – o desempenho foi também negativo, com diminuições de 23,9% nas quantidades e de 6,6% em valor", ambos com as maiores quebras, o primeiro no valor, o segundo na quantidade.
Por tudo isto, "do total comercializado nestes primeiros seis meses de 2025, 82,0% correspondeu a vinho engarrafado, vendido em média a 7,57 euros/litro (7,82 euros/litro nos primeiros seis meses de 2024)", calcula. "O restante vinho foi vendido a granel a um preço médio de 2,71 euros/litro (menos 0,17 euros/litro que no período homólogo)".
Por fim, "reduzindo a análise ao 2.º trimestre de 2025 (Abril a Junho), neste período, a comercialização de vinho 'Madeira', atingiu os 741,9 mil litros, o que se traduziu em receitas de primeira venda que rondaram os 4,9 milhões de euros. Comparativamente ao 2.º trimestre de 2024 registaram-se quebras de 3,0% e de 5,0% na quantidade e em valor, respetivamente", conclui, recorcando-se que no 1.º trimestre as perdas face ao período homólogo de 2024 eram de 7,3% em valor e 18,1% em quantidade, assistindo-se, por isso, a um amenizar das perdas.