
A Toyota aprimorou o GR Yaris, que representa a intenção de desenvolver continuamente o hatchback de alto desempenho, incorporando as opiniões dos condutores adquiridas através da sua participação contínua nos desportos motorizados.

O “pocket rocket” da Toyota surge agora com uma transmissão automática melhorada, amortecedores otimizados e uma direção assistida eletrónica, bem como travão de mão vertical, inspirado nos conhecimentos do desporto automóvel.
Lançado em 2020, o GR Yaris recebeu uma atualização há menos de um, ano, no entanto, a Gazoo Racing decidiu agora aprimorar ainda mais o pequeno desportivo, sendo certo que o motor de 1.6 litros de três cilindros turbo, com 289 cv permanece sem alterações.

Desta forma, os engenheiros da Gazoo Racing decidiram nesta renovação aprimorar a configuração do chassis, de forma a elevar o desempenho de condução, reforçar a ligação entre o condutor e o automóvel e amplificar ainda mais a sensação de diversão ao volante do GR Yaris.
Para isso, o desempenho da transmissão automática direta Gazoo Racing de oito velocidades, que proporciona mudanças rápidas ao nível da competição, foi ainda mais otimizado através de melhorias detalhadas no controlo da seleção de velocidades, principalmente durante a condução desportiva. Para melhorar a experiência de condução com dois pedais, o apoio para o pé também foi aumentado.

Já a resposta da direção e da estabilidade em linha reta, foi melhorada utilizando para isso parafusos especiais com maior rigidez de fixação. Uma cabeça de parafuso mais larga liga os braços da suspensão traseira à carroçaria, enquanto os parafusos que fixam os braços inferiores da suspensão dianteira e as juntas esféricas inferiores, bem como os amortecedores traseiros e a carroçaria, têm uma nova flange com nervuras.
Para além disso, as definições da suspensão foram ajustadas para acomodar estas alterações, bem como o binário mais elevado utilizado para apertar alguns dos parafusos convencionais.

A Gazoo Racing anunciou ainda que a força de amortecimento dos amortecedores também foi modificada para obter controlo e conforto de condução, enquanto a direção assistida elétrica foi afinada através de repetidos melhoramentos.
No entanto, a cereja no topo do bolo é mesmo o travão de mão vertical, que utiliza os conhecimentos adquiridos durante as competições no Campeonato Mundial de Ralis WRC, e noutros campeonatos de Ralis, que passa agora a estar disponível nesta evolução do GR Yaris, permitindo realizar derrapagens mais controladas e dessa forma contribuir para uma maior sensação desportiva ao volante.

A Toyota já anunciou que vai abrir encomendas no mercado nacional para esta evolução do GR Yaris no último trimestre de 2025, estando previsto que as primeiras unidades sejam entregues entre o final de 2025, início de 2026.
