
A Tesla inaugurou a primeira estação de carregamento capaz de funcionar apenas com energia solar, contando para isso com painéis solares e um sistema de baterias de armazenamento de energia
A nova Supercharger da Tesla, também conhecida como Oásis, está instalado em Lost Hills, na Califórnia, nos EUA, e integra 168 carregadores, metade dos quais atualmente em operação, o que a torna numa das maiores estações de carregamento do mundo. No entanto, esse nem é o seu ponto mais notável desta nova estação de carregamento, mas sim o facto de poder operar sem estar ligada à rede normal de energia.
Para isso, os painéis solares montados na cobertura da estação de carregamento, bem como no solo, produzem a energia necessária para o carregamento dos automóveis, e dessa forma a estação é capaz de funcionar de forma independente da rede elétrica convencional, graças a 11 MW de painéis solares e 39 MWh de armazenamento em baterias Megapack.

Esta configuração garante que a estação de carregamento possa continuar a operar por muito tempo após o pôr do sol, permitindo carregar até 1000 veículos elétricos por dia em condições normais de utilização.
A marca de Elon Musk revelou ainda que a nova estação de carregamento de Lost Hills também faz parte do lançamento do Supercharger V4 da Tesla. Recorde-se que o supercarregadores V4 foi lançado pela primeira vez nos Estados Unidos em outubro de 2023, sendo até agora o mais potente da Tesla, com até 500 kW de potência.
