
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) divulgou esta segunda-feira uma informação especial relacionada com a previsão de tempo quente na Madeira e em Portugal continental a partir do final desta semana.
Após um fim-de-semana e início de semana com temperaturas inferiores ao normal para a época do ano no território do continente, é expectável uma subida de temperatura a partir de dia 24, e em especial a partir de dia 25, nomeadamente as temperaturas máximas irão ter valores acima da média para a época do ano, começando a contribuir para onda de calor pelo menos até dia 30.
“No arquipélago da Madeira, a partir de dia 26, as temperaturas máximas poderão rondar ou mesmo ultrapassar 30°C, em especial na vertente sul e nas regiões montanhosas. Devido à cobertura temporal deste evento de tempo quente, ainda existe alguma incerteza na intensidade e duração do episódio, aconselhando-se o acompanhamento das previsões e dos avisos meteorológicos que serão emitidos nos próximos dias”, dá conta o comunicado do IPMA.
“De facto, prevê-se que o anticiclone localizado a sudoeste da região dos Açores se desloque gradualmente para leste/nordeste, intensificando e estendendo-se gradualmente em crista para o Golfo da Biscaia a partir de dia 24, e eventualmente para a Europa Central a partir de dia 25 ou 26, o que em conjunto com uma região depressionária entre o norte de África e a Península Ibérica, origina sobre Portugal continental, o transporte de massas de ar quente e seco provenientes do interior da Península Ibérica, que a partir de dia 26 tendem a afetar igualmente o arquipélago da Madeira”, informa o IPMA.
Assim, prevê-se “uma subida significativa da temperatura do ar a partir de dia 24, quinta-feira, com valores de temperatura máxima acima de 30°C na generalidade do território do continente, devendo atingir 40°C em alguns locais, nomeadamente no interior da região Sul e no vale do Tejo”.
A temperatura mínima “deverá ultrapassar 20°C em alguns locais do interior, em particular na região Sul, vale do Tejo e Beira Baixa. Deverão ser emitidos avisos de tempo quente relativos a este evento a partir de dia 25.Adicionalmente, prevê-se uma intensificação do vento na faixa costeira ocidental e nas terras altas a partir de dia 23 e até dia 25, o qual será moderado a forte de norte/noroeste, por vezes com rajadas”.