Pelo menos sete senadores republicanos pediram para que os poderes do presidente norte-americano para impor tarifas sejam limitados. Juntam-se, assim, aos vários democratas que apoiam um projeto de lei que pretende obrigar Donald Trump a ter luz verde do congresso antes de impor tarifas.

Um dos signatários é Rand Paul, senador de Kentucky que tem falado sobre o tema. A eles juntam-se Susan Collins (Maine), Lisa Murkowski (Alasca) e Mitch McConnell (Kentucky)

“Eu sou republicano. Sou apoiador de Donald Trump. Mas este é um problema bipartidário. (...) Não me importo se o presidente é republicano ou democrata. Eu não quero viver sob um governo de emergência. Não quero viver onde os meus representantes não podem falar por mim e ter um freio e equilíbrio no poder”, disse Rand Paul cita o Washington Post.

O que pretende a lei?

A Lei de Revisão do Comércio propõe que o presidente deve notificar o congresso sempre que for criada uma nova tarifa. O presidente deve ainda apresentar uma análise económica dos impactos da medida. Se houver consenso entre o senado e a câmara dos representantes, a tarifa pode ser cancelada.

A Casa Branca já afirmou que vai vetar o projeto de lei.

Musk apelou a Trump para reverter as tarifas?

Também Elon Musk terá apelado pessoalmente ao presidente norte-americano para reverter a imposição de tarifas. O Washington Post falou com duas fontes próximas da administração de Trump que confirmaram que a conversa terá acontecido durante o fim de semana.

Mas o apelo não terá surtido efeito, tendo em conta que Donald Trump ameaçou na segunda-feira com novas tarifas à China.

O chefe do departamento de eficiência governamental norte-americano pede uma zona de livre comércio entre os Estados Unidos e a União Europeia, numa altura em que as vendas e as ações da Tesla estão em queda já há algumas semanas.