
O Senado norte-americano votou esta quinta-feira a decisão da Califórnia em proibir a venda de novos automóveis com motor a combustão até 2035, impedindo assim um maior esforço para a mobilidade elétrica.
A decisão agora tomada pelo Senado, segue em linha com o esforço do presidente norte-americano, Donald Trump, em redobra a aposta nos combustíveis fósseis.
Segundo avança a “Associated Press”, a resolução do Senado será agora aprovada pelo presidente Trump, juntamente com outras medidas que bloqueiam as regras da Califórnia para travar a poluição atmosférica, caso do fim das ajudas à compra de veículos elétricos no valor de US$7.500, a imposição de uma taxa anual de USD$250 para os veículos elétricos e o fim da regulamentação que promove a produção de elétricos
Recorde-se que a Califórnia representa cerca de 11% do mercado automóvel dos EUA, o que lhe confere um poder significativo para moldar as tendências de compra. Os veículos são uma das maiores fontes de emissões que provocam o aquecimento global.
O governador da Califórnia, Gavin Newsom, e os reguladores estaduais das condições das condições atmosféricas, já fizeram saber que a decisão tonada pelo Senado é ilegal e provavelmente vão entrar com uma ação judicial para manter as regras contra a poluição em vigor na Califórnia.