A VW prepara-se para apresentar no verão a nova geração do popular T-Roc, que é produzido na Autoeuropa, em Portugal, e que será o primeiro modelo a usar uma nova motorização “full-hybrid”, que a marca germânica vai utilizar mais tarde, no Golf e no Tiguan.

O novo crossover compacto da VW, que terá por base a plataforma MQB Evo, será o último a contar com motor a combustão, já que a marca anunciou que vai passar a fazer uso de motorizações eletrificadas e com funcionamento semelhante aquelas que são utilizadas pela Toyota, capazes de transmitir a potência às ridas traseiras através do motor térmico, motor elétrico ou uma combinação das duas unidades.

O novo crossover compacto da VW, que terá por base a plataforma MQB Evo, surge com novos elementos já utilizados no Tiguan, como é o caso dos faróis, que, no entanto, parece apresentarem um formato mais cónico e que são unidos por uma barra de luz LED.

É certo que a VW nunca utilizou esta motorização num automóvel de produção, e sua introdução ocorre menos de uma década antes de a empresa ter que adotar um modelo totalmente elétrico na Europa, no entanto, o CEO Thomas Schäfer já anunciou que está “a ser testado agora porque alguns mercados estão a migrar para veículos elétricos híbridos, com o abrandamento das vendas de automóveis elétricos”.

“Precisávamos fazer isso de qualquer maneira, porque a América do Sul precisa de um sistema de transmissão HEV, e o T-Roc também é fabricado na América do Sul para a América do Sul e também na China”, disse Thomas Schäfer, ao “Autocar”.

Depois de introduzir a nova motorização híbrida no T-Roc, Schäfer assumiu que a VW vai analisar se faz sentido equipar outros modelos com a mesma tecnologia, mas lembrou que a marca “vai ter modelos PHEV e HEV”.

Depois da apresentação em agosto, já é certo que a nova geração do T-Roca será apresentada ao público no Salão Automóvel Munique, que terá lugar de de 9 a 14 de setembro.