O relatório anual do Sector Empresarial da Região Autónoma da Madeira, referente a 2024, dá conta de uma melhoria da estrutura financeira do SERAM, referente a um aumento de 2,0 p.p. no rácio de autonomia financeira e de 6,9 p.p. no rácio de solvabilidade. De acordo com nota à imprensa, há aumento da situação líquida do SERAM em cerca de 4,4 milhões de euros, o qual traduz um acréscimo na ordem dos 0,4%.

"No que ao passivo diz respeito, o relatório destaca a diminuição em cerca de 116 milhões de euros, que corresponde a uma redução na ordem dos 7,6%", aponta a mesma nota.

Há ainda registo de "uma diminuição da dívida financeira total do SERAM (incluindo os suprimentos da RAM) em cerca de 83,7 milhões de euros, que representa um decréscimo de 12%".

O relatório dá conta ainda do crescimento do volume de negócios em cerca de 107 milhões de euros, que se traduz numa subida na ordem dos 14,7%, tendo-se registado igualmente, uma melhoria no resultado operacional bruto (EBITDA) do SERAM em cerca de 29,6 milhões de euros (+19%), bem como uma melhoria no resultado operacional (EBIT) do SERAM em cerca de 33,5 milhões de euros (+458,4%), levando à melhoria do resultado líquido do exercício do SERAM, em 37,8 milhões de euros, passando de negativo para positivo em 9,6 milhões de euros.

O Investimento do SERAM regista um aumento em cerca de 17,2 milhões de euros, que se traduz, percentualmente, num aumento na ordem dos 11,2%.

O Relatório Anual do Sector Empresarial da Região Autónoma da Madeira (SERAM), já se encontra disponível para consulta no Portal da Secretaria Regional das Finanças.