O que fazer quando o sono do bebé assola as noites dos pais? Uma das principais formas de prevenir esta situação é evitar que a criança durma uma sesta mais prolongada do que o necessário durante o dia. O ideal é mantê-la num ambiente com ruído de fundo, como ao lado de uma máquina de lavar.

Helen Ball, professora e consultora científica da instituição de caridade The Lullaby Trust, que realizou estudos sobre o sono com mais de 5.000 pais e bebés na Universidade de Durham, explica que criar um ambiente noturno durante o dia pode afetar o sono do bebé durante a noite.

“Colocá-los para dormir num quarto escuro e silencioso, num horário determinado, por um período prolongado durante o dia é ótimo para pais que querem um tempo de descanso ou para fazer algumas tarefas domésticas. Mas não faz sentido algum para bebés que, quando têm esses pequenos momentos noturnos durante o dia, têm maior probabilidade de ficar acordados durante a noite”, diz a antropóloga, citada pelo The Guardian.

As dicas da professora são reforçadas pelo Serviço Nacional de Saúde (NHS) do Reino Unido, que sublinha a importância de “ensinar ao bebé que a noite é diferente do dia desde o início”.

Durante o dia, abra as cortinas, brinque e não se preocupe muito com os ruídos do dia a dia enquanto ele dorme. O bebé terá seu próprio padrão de acordar e dormir e é improvável que seja o mesmo de outros bebés que conheças”, afirma o NHS.

Muitos “consultores de sono” para bebés incentivam sestas programadas. Mas Helen Ball desaconselha a busca excessiva por padrões de sono, numa tentativa dos pais de encaixarem esses períodos nas suas próprias rotinas.

Não há receita mágica

É importante controlar as expectativas. Não há uma receita mágica para uma boa e longa noite de sono dos bebés. Mesmo que os pais tenham seguido os conselhos acima, as crianças podem acordar durante à noite por diversas razões: fome, dentes a nascer, ansiedade de separação ou busca por conforto.

O ideal para a maioria dos pais é apostar numa ida para a cama mais cedo, porque os bebés geralmente dormem por mais tempo no início da noite.

“Os profissionais de psicologia e medicina do sono tendem a considerar que nem sempre existe uma solução única para todos e que famílias diferentes podem precisar de abordagens diferentes”, explica o professor Paul Gringras, líder clínico de medicina do sono infantil no King's College London e presidente da Associação Internacional do Sono Pediátrico.