Esta sexta-feira, 7 de fevereiro, foi feito o primeiro voo de teste desde Mocovo até Sukumi, a capital de Abecásia, com um avião de uma companhia aérea privada russa.

O aeroporto de Sukumi, que foi recentemente restaurado, espera que os voos comerciais com a Rússia possam começar em maio.

O resort Mar Negro, em Sukumi, tem sido um lugar de eleição de férias para os russos, desde a era soviética, mas o aeroporto da capital foi fechado na década de 90, durante a guerra das forças separatistas da Abecásia contra a Geórgia.

Durante a guerra, que terminou em 1993, milhares de georgianos foram expulsos da região da Abecásia. Hoje em dia, são poucos os que reconhecem a sua independência, considerando-a ainda como parte do território da Geórgia.

A Rússia reconheceu a Abecásia e uma outra região separatista em 2008 e mantém bases militares em ambas as regiões e apoia as suas economias.

O apoio da Rússia aos separatistas da Abecásia deteriorou as relações com a Geórgia. Um porta-voz do governo da Geórgia não respondeu imediatamente em relação à retoma dos voos comerciais entre a Rússia e a Abecásia.

Com REUTERS