![O que se sabe sobre a contrução da nova ponte sobre o rio Tejo](https://homepagept.web.sapo.io/assets/img/blank.png)
A solução é defendida pela Infraestruturas de Portugal no estudo que entregou ao Governo no fim do ano passado. E o Governo acolheu. Na terceira ponte sobre o Tejo, que vai unir a zona de Chelas, em Lisboa e o Barreiro, também vão circular carros.
Segundo apurou o jornal Expresso, o executivo considera que o acesso ferroviário ao novo aeroporto de Lisboa não chega. A solução vai custar mais 600 milhões de euros.
No total, a ponte vai custar 2,2 mil milhões. Na antena da SIC Notícias, a jornalisya Anabela Campos, do Expresso explicou mais alguns promenores sobre o projeto.
O projeto prevê seis vias para automóveis e quatro para comboios convencionais e de alta velocidade. Vai ter 7 quilómetros, menos cinco que a ponte Vasco da Gama.
A nova ponte só terá de estar pronta quando estiver a funcionar o novo aeroporto, em Alcochete. O executivo quer que isso aconteça em 2034. A ANA, que gere os aeroportos em Portugal, acredita que só em 2037.
Peça chave para o projeto de Alta Velocidade
Para um acesso rápido ao novo aeroporto de Lisboa, vai contribuir a linha de comboio de Alta Velocidade que vai ligar o Porto e a capital em uma hora e 15 minutos. A construção do primeiro troço entre Porto e Oiã, em Aveiro, deverá arrancar daqui a um ano. A obra completa só deverá estar pronta depois de 2032.
A nova ponte sobre o Tejo vai também permitir a ligação entre o Barreiro e Évora, a que se junta a linha que está a ser finalizada entre Évora e Elvas, junto à fronteira para posterior ligação a Madrid.
O executivo quer que as viagens comboio entre as capitais, que deverão ser de 3 horas, comecem a fazer-se em 2034.