![É português um dos reféns que vai ser libertado este sábado pelo Hamas](https://homepagept.web.sapo.io/assets/img/blank.png)
Esta sexta-feira, o gabinete do primeiro-ministro israelita confirmou o nome dos três refêns que vão ser libertados este sábado pelo Hamas, avançou o The Jerusalem Post.Entre eles está Or Levy de 34 anos.
Tem nacionalidade portuguesa e foi sequestrado a 7 de outubro de 2023 no festival de música Supernova, no Sul de Israel. A mulher foi morta durante o ataque.
Vão também ser libertados Eli Sharabi, de 52 anos e Ohab bem Ami, de 58 anos com nacionalidade israelita e alemã, sequestrados no Kibutz Be’eri. Os três homens foram mantidos em cativeiro pela organização terrorista 491 dias
Esta é a quinta troca de reféns desde a entrada em vigor do cessar-fogo, a 19 de janeiro, após 15 meses de guerra. A lista de nomes foi divulgada com algumas horas de atraso. Israel tinha acusado o grupo de violar os termos do cessar-fogo, porque o acordo prevê que o grupo informe até às duas da tarde, hora de Lisboa.
Acordo de tréguas já conduziu a quatro séries de libertações
Os três reféns, raptados durante o ataque sem precedentes do Hamas em solo israelita, a 07 de outubro de 2023, deverão ser libertados em troca de palestinianos detidos em prisões israelitas, no âmbito da primeira fase do acordo de cessar-fogo. O gabinete de Netanyahu, afirmou que este iria acompanhar o processo a partir dos Estados Unidos, onde se encontra de visita.
O acordo de tréguas já conduziu a quatro séries de libertações, incluindo 18 reféns e cerca de 600 prisioneiros palestinianos. A primeira fase das tréguas deverá resultar na libertação de um total de 33 reféns, incluindo pelo menos oito mortos, e de 1.900 palestinianos.
Das 251 pessoas raptadas durante o ataque de 07 de outubro de 2023 que desencadeou a guerra, 76 continuam detidas em Gaza, pelo menos 34 das quais mortas, segundo o exército.
Com Lusa