O Presidente do Conselho Europeu, António Costa, afirmou esta segunda-feira em Londres que os acordos alcançados entre a União Europeia e o Reino Unido "são mais do que palavras em papel, refletem os compromissos comuns".

Na abertura da cimeira entre a UE e o Reino Unido, Costa saudou um "novo capítulo na relação entre os dois vizinhos, aliados "e amigos" depois do Brexit.

"Trabalhámos muito para restabelecer" esta relação "num ambiente cada vez mais volátil".

Na primeira cimeira formal de líderes da UE e do Reino Unido foi acordado uma parceria de segurança e defesa, uma declaração de objetivos comuns e um roteiro para negociações como a mobilidade juvenil e um acordo veterinário.

"Os tempos estão a mudar. A ordem internacional baseada em regras está a ser atacada. O multilateralismo está a ser posto à prova. A UE e o Reino Unido são os garantes da estabilidade mundial. Temos de ser guardiães da ordem mundial assente em regras", vincou.

Costa evidencia que "o Reino Unido e a União Europeia são mais fortes quando se mantêm unidos" e que esta cimeira de Londres "será apenas a primeira de muitas".