O PS esteve, hoje, na Feira Agropecuária, no Porto Moniz, onde denunciou o corte no Apoio aos agricultores. Os socialistas aponta que essa foi "uma decisão da exclusiva responsabilidade do Governo Regional da Madeira, que afecta de igual forma agricultores e produtores de gado na Região".

Sílvia Silva explicou que "o apoio ao agricultor é uma ajuda europeia, no âmbito do POSEI, que paga anualmente por exploração". Contudo, "a partir deste ano, por decisão do Governo da Madeira e sem dar conhecimento aos agricultores e produtores pecuários a ajuda sofrerá uma redução de 75% passando de 700 para 180 euros, e de 400 para 100 euros no caso de explorações mais pequenas".

A deputada socialista explicou que, “ao contrário do que acontece nos Açores, que têm conseguido evitar os cortes nas ajudas aos agricultores e produtores de gado açorianos através do orçamento regional, e este ano através da ajuda do Governo da República, no valor de 16 milhões de euros, na Madeira, foi o próprio Governo Regional que decidiu penalizar ainda mais os 13 mil pequenos agricultores madeirenses, cortando o apoio ao agricultor e desviando o dinheiro para outras medidas, nomeadamente para a GESBA pagar o transporte da banana. Não é para a GESBA distribuir mais apoio aos bananicultores é para financiar a GESBA”.

Para a parlamentar, fica então patente "a política agrícola do Governo da Madeira, que tem conduzido ao declínio da agricultura e da pecuária regional", o que se nota pela "redução da área agrícola, a redução do número de explorações e a redução dos efectivos animais".

Sílvia Silva assume que "o PS fará tudo ao seu alcance para reverter o corte do apoio ao agricultor e sensibilizar para a importância da ocupação sustentada do nosso território com agricultura e pecuária extensiva".