A gastronomia portuguesa voltou a ser destaque no TasteAtlas, mas desta vez pelos piores motivos. O guia online elegeu os 100 piores pratos do mundo, com base em mais de 400 mil avaliações, atribuídas pelos utilizadores da plataforma. Portugal até pode ter o melhor doce de pastelaria a nível mundial, mas no que toca a petiscos tradicionais, as famosas "moelas" são um dos mais odiados (pelo menos para alguns).
Este prato, tipicamente português, ocupa o 18.º lugar da tabela com uma avaliação de 2.3 estrelas. No final da lista estão os bolos de São Gonçalo, da região de Amarante, em 99.º lugar e com uma avaliação de 2.8 estrelas
"Moelas são um prato tradicional português feito de moelas de frango, cozidas lentamente em um molho saboroso de tomate, cebola, alho, vinho branco e especiarias", explica o guia online, acrescentando que: " Moelas são tipicamente servidas como aperitivo ou guisadas, nesses casos são polvilhadas com salsa antes de servir.
No Top 10 piores pratos do mundo está o Blodpalt da Finlândia (1.º), Bocadillo de sardinas de Espanha (2.º), Calskrove da Suécia (3.º), Angulas a la cazuela do País Basco (4.º), Jellied eels de Inglaterra (5.º), Ramen Burger dos Estados Unidos (6.º), Chapalele do Chile (7.º), Faves a la Catalana (8.º), Thorramatur da Islândia (9.º) e Thai Fish Entrails Sour Curry (Kaeng tai pla)da Tailândia (10.º).
Recentemente, o TasteAtlas elegeu o Alentejo como a 9.º melhor região do mundo a nível gastronómico e o pastel de Belém como o melhor doce de pastelaria do mundo.