Pelo menos 12 pessoas ficaram hoje feridas, várias com gravidade, num ataque com faca na estação central de comboios de Hamburgo, norte da Alemanha, anunciou a polícia alemã, que deteve o suspeito.

"De acordo com as averiguações iniciais, uma pessoa na estação central terá ferido várias pessoas com uma faca. O suspeito foi preso pela polícia", anunciou a polícia de Hamburgo, na rede social X.

A agência France-Presse (AFP) avança que do ataque resultaram 12 feridos.

Meios de comunicação social alemães, que inicialmente referiram que oito pessoas tinham ficado feridas no ataque, aumentaram o número de feridos para 12, segundo o diário Bild e a cadeia de televisão de 24 horas NTV.

A emissora do norte da Alemanha, NDR, informou que, por volta das 18:05 locais (menos uma hora em Lisboa), um grande número de agentes policiais e serviços de emergência médica foram enviados para a estação central da cidade portuária do norte da Alemanha após o ataque.

Numa publicação anterior na rede social X, a polícia tinha referido que estava em curso "uma grande operação policial" no local.

Segundo um porta-voz dos bombeiros de Hamburgo ouvido pela AFP, vários feridos estão em estado crítico.

A NTV, que citou como fonte os bombeiros de Hamburgo, afirmou que três das pessoas atacadas nas plataformas 13 e 14 da estação de comboios ficaram gravemente feridas.

Imagens publicadas por vários meios de comunicação social alemães mostram os feridos a serem assistidos em macas e uma plataforma ferroviária isolada pela polícia.

Nos últimos meses, a Alemanha assistiu a uma série de esfaqueamentos mortais que chocaram o país, bem como a ataques motivados por 'jihadistas' e violência de extrema-direita que trouxeram à ribalta as questões de segurança e da imigração.

No sábado passado, quatro pessoas ficaram feridas num ataque com faca no oeste do país. O presumível autor foi um sírio de 35 anos detido pelas autoridades, que suspeitam de um ataque islâmico. O homem atacou um grupo de pessoas à porta de um bar no centro de Bielefeld, antes de fugir.

A estação de Hamburgo, a segunda maior cidade da Alemanha, é um importante centro para comboios locais, regionais e de longa distância.