
O Secretário Regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Rodrigues, esteve presente nas comemorações do 447.º aniversário da freguesia dos Canhas, no concelho da Ponta do Sol, em representação do presidente do Governo Regional, e destacou o compromisso do executivo madeirense com o desenvolvimento da freguesia, sublinhando os investimentos realizados e em curso nas áreas da mobilidade, habitação, agricultura e ambiente.
"A freguesia dos Canhas é uma das mais sustentáveis da Madeira, e isto deve-se à dinamização da sua atividade nos setores essenciais da nossa economia", afirmou Pedro Rodrigues, reafirmando também o empenho do Governo Regional em continuar a apoiar a freguesia.
O desenvolvimento e o crescimento económico das freguesias da nossa Região, e neste caso em particular a freguesia dos Canhas, são sempre prioridade para o Governo Regional, pois contribuem, consequentemente, para o desenvolvimento da RAM e o bem-estar da nossa população. Pedro Rodrigues, secretário regional de Equipamentos e Infraestruturas
No que toca às acessibilidades, o governante referiu a reconstrução da Estrada Regional 209, entre os Sítios dos Salões e do Barreiro, num investimento de 4,7 milhões de euros, bem como a requalificação de 12,1 km da rede viária local, no âmbito do PAMUS (Plano de Acção para a Mobilidade Urbana Sustentável), num valor global de 1,4 milhões de euros.
Ainda no que diz respeito às acessibilidades, Pedro Rodrigues reiterou o compromisso do Governo Regional de construir uma nova ligação em via expresso entre a Ponta do Sol e os Canhas, com uma extensão de cerca de 4 km. "Esta via irá permitir a expansão e o crescimento económico e social da freguesia dos Canhas, ao mesmo tempo que irá garantir condições atrair mais investimento", esclareceu.
Quanto à habitação, o secretário regional com a tutela, aludiu que está em curso a construção de 60 habitações a custos controlados no concelho da Ponta do Sol, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência. Destas, 30 estão a ser edificadas na freguesia dos Canhas, num investimento de 6,7 milhões de euros e com entrega prevista para o primeiro semestre de 2026.
No sector primário, o governante evidenciou o impacto do PRODERAM no apoio à agricultura. Segundo referiu, o concelho da Ponta do Sol recebeu 161 candidaturas, das quais 53 são da freguesia dos Canhas, representando 6,7 milhões de euros.
Adicionalmente, Pedro Rodrigues destacou ainda o reforço do apoio à cultura da cana-de-açúcar. "O Governo Regional, juntamente com empresas do sector, tem subido o valor pago à cana. Em 2023 o apoio directo do Governo Regional aos produtores era de 20 euros por tonelada e em 2025 aumentou para 120 euros, num reforço claro do compromisso que mantemos com o setor agrícola, que em muito contribui para o desenvolvimento da Região". Esta valorização permite que o valor pago aos produtores de cana-de-açúcar se situe nos 600 euros por tonelada, podendo chegar aos 650 se for biológica.
No âmbito das infra-estruturas agrícolas, foram destacadas as obras de recuperação da levada da Calheta/Ponta do Sol, bem como a construção do novo Reservatório de Rega dos Canhas (Tito Noronha), que representa um investimento de 3 milhões de euros e deverá estar concluído ainda este ano.
No domínio do ambiente, o secretário regional recordou o investimento do Governo Regional na reabilitação do Caminho Real nº 28, entre o Paul da Serra e o Pomar D. João, uma obra fundamental para a segurança e gestão dos espaços florestais.
Por fim, o Secretário reiterou o apoio do Governo Regional à freguesia dos Canhas, reforçando o papel que os investimentos nos sectores primário e secundário oferecem para a criação de oportunidades no sector terciário, incluindo comércio, serviços e turismo.