O papa Francisco ficou ferido no antebraço direito depois de uma queda na sua residência oficial, no Vaticano, mas não sofreu nenhuma fratura.
“Esta manhã, devido a uma queda na casa de Santa Marta, o Papa Francisco sofreu uma contusão no antebraço direito, sem fraturas. O braço foi imobilizado como medida de precaução”, refere um comunicado do Vaticano, citado pela Reuters.
Apesar da queda, Francisco cumpriu a agenda de trabalho programada para esta manhã, com cinco audiências.
Uma contusão ocorre após o embate de um corpo contra uma superfície, o que pode provocar rutura de vasos sanguíneos na zona em que se deu o impacto, dando origem a um hematoma (hemorragia sem rutura da pele).
Francisco desvaloriza problemas de saúde
Esta é a segunda queda do Papa em pouco tempo, depois de em dezembro ter sofrido “uma contusão ao bater com o queixo na mesa-de-cabeceira”.
Numa autobiografia publicada esta semana, Francisco desvaloriza as sucessivas preocupações com a sua saúde e exclui a hipótese de resignar, como fez o seu antecessor Bento XVI.
“A Igreja governa-se com a cabeça e o coração, não com as pernas”, diz.
O líder da igreja católica desde 2013 fez 88 anos em dezembro e usa frequentemente uma bengala ou cadeira de rodas para se deslocar devido a dores nos joelhos e nas costas.
Recentemente teve gripe e tem sofrido várias infeções do foro respiratório. Em 2021 foi operado para tratar diverticulite, um problema gastrointestinal que inflama os intestinos, e novamente em 2023 para reparar uma hérnia.