John Howkins, considerado o 'pai' das Indústrias Criativas, já chegou à Madeira.

Esta personalidade, que no sábado participa na Cimeira Atlântica 2025, foi recebida com flores pela comitiva da organização, liderada por Sérgio Nobrega, Daniel Sousa, Nivalda Fernandes, Tiago Bogarim e Isabel Brazão.

John Howkins será o orador de honra na edição de 2025 da Cimeira Atlântica das Indústrias Criativas. Esta iniciativa, organizada pela Associação das Indústrias Criativas (AIC), apresenta assim como cabeça-de-cartaz um estrategista líder em criatividade e inovação.

John Howkins publicou as suas ideias pela primeira vez em ‘The Creative Economy em 2001’, que se tornou o livro padrão da economia laranja ou economia criativa (revisto em 2013). Desenvolveu ideias em ‘Economias Criativas: Onde Pensar é um Trabalho Adequado’ (2006). O seu livro ‘Invisible Work’ (2020) mostra como o trabalho pessoal privado é a chave para o futuro, incluindo a nossa relação com a Inteligência Artificial (IA).

Trabalhou em mais de 30 países. Em 2019 foi orador de honra em Londres, Genebra, Madrid, Kiev, Los Angeles, Bogotá, Medellín, Santiago, Manila, Pequim, Chengdu e Hong Kong.

As suas ideias são baseadas na sua carreira empresarial em publicações, TV, cinema, ‘media’ digital e ‘streaming’. Esteve associado à HBO e à Time Warner de 1982 a 1996, com responsabilidades em negócios de TV e transmissão na Europa. É ex-presidente da CREATEC, Tornado e BOP Consulting, e membro do conselho da Equator Films, HandMade plc, HotBed Media, Screen East, First Person Films e outras empresas.

É membro do Comité Consultivo das Nações Unidas para a Economia Criativa. Foi presidente da London Film School, vice-presidente do British Screen Advisory Council (BSAC) e membro do conselho do UK Arts and Humanities Research Council (AHRC). Foi director executivo do Instituto Internacional de Comunicações (IIC).

Foi executivo residente na Drucker School of Management, Claremont, Los Angeles, professor visitante da City University, Londres, e vice-reitor e professor Visitante da Shanghai School of Creativity, Shanghai Theatre Academy, na China.

Fundou e dirigiu a Carta RSA Adelphi sobre Criatividade, Inovação e Propriedade Intelectual.

Trabalhou como jornalista por muitos anos na ‘Time Out’, ‘The Sunday Times’, ‘Harpers & Queen’ e ‘The Economist’.

Foi editor da InterMedia, Vision e The National Electronics Review.

Possui bacharelado em Relações Internacionais (Keele University) e AA (Dip) e mestrado em Design Urbano (Architectural Association).