
Oito alunos do 9.º ano de escolas do concelho de Câmara de Lobos vão participar, entre os dias 21 e 25 de Julho, na 19.ª edição da Universidade Júnior, promovida pela Universidade do Porto. A participação é apoiada pela Câmara Municipal de Câmara de Lobos, no âmbito de uma estratégia de incentivo ao mérito escolar e à continuação dos estudos no ensino superior.
Em nota emitida, a autarquia explica que os alunos seleccionados para participar no evento destacaram-se pelo seu desempenho académico no ano lectivo 2024/2025. Tratam-se, revela o Município, de alunos dos seguintes estabelecimentos de ensino: Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas, Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos da Torre, Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de Santo António (alunos residentes no Curral das Freiras) e Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos.
O apoio da autarquia cobre integralmente as despesas com viagens, transferes, inscrições, alojamento e alimentação dos alunos e do professor acompanhante, num investimento total estimado em 6.828,01 euros.
A Universidade Júnior, promovida pela Universidade do Porto, é considerada o maior programa nacional de iniciação ao meio universitário, "proporcionando experiências educativas e científicas em diversas áreas do saber e incentivando escolhas vocacionais mais informadas".
Desde 2017, 50 alunos do concelho já participaram na Universidade Júnior através do apoio municipal. A autarquia tem ainda promovido a participação de estudantes noutras iniciativas universitárias, tal como a Universidade de Verão da Universidade de Coimbra, onde também participaram 50 alunos desde 2017. Em 2025, seis estudantes do 3.º ciclo vão participar pela primeira vez na Universidade de Inverno, promovida pela Universidade da Beira Interior.
Para a presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Sónia Pereira, “apoiar estes programas é investir no futuro dos nossos jovens. Ao contactarem com a realidade académica, ganham motivação, confiança e horizontes mais amplos. É esse caminho, de oportunidades e valorização, da educação, que devemos continuar a proporcionar aos alunos Câmara-lobenses".