
Criada em 1959, em Oliveira de Azeméis, a Simoldes tem atualmente 36 empresas, distribuídas por 16 países. No setor automóvel que representa 80% do volume de negócios do grupo, trabalha com marcas como a Volkswagen, a Toyota, a BMW ou a Stellantis.
Julio Grilo, há dez anos diretor de inovação do grupo, passou pela Liga dos Inovadores para falar dos projetos em curso e das ambições de médio prazo. Falámos de células de ião de sódio que, ao contrário das de lítio, não ardem nem explodem; de consolas centrais do automóvel sem botões, dos 73 materiais que têm vindo a substituir os derivados de petróleo nos plásticos de um carro; de robots humanoides e de alguns outros projetos em que o grupo trabalha, em parceria com outras entidades.
Outras ideias que pode ouvir ao longo da conversa:
Carros com a consola central sem botões como um telemóvel: as inovações em curso
Comprar um carro pela etiqueta? "O cliente do futuro não vai comprar só pelo preço, mas também pela pegada carbónica”
“Posso chegar hoje à Simoldes e ouvir dizer que vamos entrar noutro país. Temos um crescimento contínuo”
“Queremos subir na cadeia de valor e ser o camisola amarela tecnológico do setor dos moldes”
"Hoje em dia quase todos os projetos de inovação são feitos em rede"
O podcast que nos conta o que de inovador e diferenciador está a ser feito pelas empresas em Portugal. Na “Liga dos Inovadores”, Elisabete Miranda e Pedro Lima conversam com gestores, diretores e profissionais que nos contam histórias que conquistaram o mercado e vão contribuindo para a transformação económica do país e da sua imagem. Falam-nos das vitórias que os trouxeram até aqui, mas também das ansiedades, dos concorrentes que invejam, dos gestores que admiram, dos profissionais que têm e dos perfis que precisam de contratar. Todas as semanas, às quartas-feiras.