
Em junho, o Pentágono decidiu desviar milhares de foguetes anti-drone, destinados à Ucrânia, para as tropas americanas estacionadas em todo o Médio Oriente. A história real foi reciclada agora, como ficção, inventando-se que Washington tinha suspenso a ajuda militar a Kiev. A desinformação em grande estilo teve origem em desentendimentos pessoais nos EUA, amplificados por canais russos e média de todo o mundo, apanhados no turbilhão.
No terreno, a Ucrânia tenta reagir, no meio do desespero das cidades ardidas, ensaiando a decapitação das fontes da agressão. Mas a Rússia tem também atingido sucessos no domínio militar, embora em geral os seus alvos sejam cidades ucranianas. Enquanto a guerra segue, será que a Rússia está a deixar que se construa uma aliança contra si, entre as nações do Cáucaso? A Turquia, o Azerbaijão e a Arménia projetam um corredor que levaria petróleo e gás do Cáspio para a Europa, ignorando as reservas russas.
Em Israel, a paz em Gaza tarda e Netanyahu anuncia o retomar de um projeto de gás que pode ter ligações ao sul da Europa. Com o Irão, Israel troca acusações sobre crimes de guerra e reparações.
A semana ficou também marcada pela partida de Diogo Jota e do irmão André Silva.
Ouça a análise de Nuno Rogeiro, no Leste/Oeste em podcast. Programa emitido a 6 de julho na SIC Notícias.
A análise de Nuno Rogeiro sobre os temas que marcam a atualidade internacional. Todos os domingos, às 14h, Leste/Oeste na SIC Notícias e em podcast. Ouça mais episódios: