A sexta geração do Nissan Micra foi finalmente revelada e chega com vontade de atrair um publico mais jovem e com uma “mãozinha” da Renault, já que as duas marcas fazem parte da Alliance.

A nova geração do popular hatchback, que já vendeu mais de seis milhões de unidades desde seu lançamento em 1983, ou seja, há 42 anos, surge agora como um “gémeo” do Renault 5 elétrico, o que quer dizer, que pela primeira vez o Micra não vai contar com versões com motores a combustão, reforçando assim ofensiva de produtos da Nissan na Europa, onde a empresa irá introduzir quatro novos modelos totalmente elétricos até 2027, como parte do seu impulso para a eletrificação.

Concebido no Centro de Design Europeu da Nissan, em Londres, o novo Micra apresenta um novo visual exterior renovado e distinto, combinando um acabamento exterior premium e muita atitude com um design tipo SUV, superfícies simples e organizadas e detalhes subtis.

Com uma postura robusta e sólida, o Micra inclui cavas das rodas pronunciadas e um spoiler inferior distinto que sugere um centro de gravidade mais baixo e um automóvel pronto para enfrentar todos os tipos de ruas.

Disponível pela primeira vez como modelo totalmente elétrico, o novo Micra oferece uma condução 100% elétrica e está disponível com duas opções de bateria, 40kWh e 52kWh, com autonomia de 300 e 407 km. Na versão topo de gama, a bateria suporta uma taxa de carga de 100 kW, carregando de 15% a 80% em 30 minutos.

Para maximizar a eficiência do carregamento, a nova geração do Micra está equipada com uma bomba de calor, que é de série em ambas as opções de bateria, bem como a capacidade de aquecimento e arrefecimento da bateria.

Tal como o Renault 5 elétrico, o novo Micra apresenta-se com um único motor elétrico instalado no eixo da frente, que debita 121 cv e 225 Nm de binário com a bateria de 40 kWh e 148 cv e 245 Nm, com a bateria de 52 kWh.

Descrito com um design “audacioso e assertivo, com muita atitude”, o novo visual do Micra inspira-se no Micra de 2002, com uma frente marcada pelas luzes diurnas circulares em ambas as extremidades. Ao destrancar o automóvel, as luzes executam uma curta coreografia de “piscar de olhos de boas-vindas”, em que as luzes dianteiras pulsam da esquerda para a direita e depois da direita para a esquerda. O mesmo espetáculo de luzes é realizado ao trancar o automóvel, funcionando como uma “despedida”. Na traseira, as luzes são definidas por um design simples, mas ornamentado de luzes LED – com elementos de iluminação circulares.

O novo Micra conta com alguns detalhes que lhe conferem uma postura robusta e sólida, incluindo cavas das rodas pronunciadas e um spoiler inferior distinto que sugere um centro de gravidade mais baixo.

Todas as novas versões do novo Micra estão equipadas com jantes de 18″, com três opções diferentes, dependendo da versão: tampões de jantes e jantes de liga leve com design ‘Iconic’ e “Sport”. A grande dimensão das jantes, combinada com o acabamento escuro das cavas das rodas, contribui para a postura forte e sólida do novo Micra na estrada.

Já o interior do novo Micra é muito semelhante ao do Renault 5, fazendo uso dos mesmos ecrãs de 10,1’’, dos mesmos botões e os mesmos materiais, os estofos dos bancos dianteiros e traseiros variam de acordo com a versão, mas oferecem três acabamentos distintos para se adaptarem ao seu ambiente interior preferido para um toque premium – Modern, Audacious e Chill.

Para complementar ainda mais, a iluminação ambiente interior ajustável permite ao condutor escolher entre 48 cores diferentes e criar um cenário no habitáculo que reflete verdadeiramente o seu estado de espírito.

Nota ainda para o espaço de arrumação da nova geração do Micra, que oferece uma bagageira com 326 litros de capacidade, que podem chegar aos 1106 litros com bancos traseiros rebatíveis 40/60.

“A vida a bordo foi concebida para criar um ambiente claro e distinto de acordo com as preferências do cliente, com diferentes acabamentos, iluminação e muito mais disponíveis. A escolha cuidadosa de diferentes cores, materiais e acabamentos confere diferentes personalidades ao habitáculo, o que significa que os utilizadores poderão desfrutar de uma atmosfera de vida a bordo de acordo com os seus gostos”, afirmou Giovanny Arroba, vice-presidente da Nissan Design Europa.

A Nissan revelou ainda que a nova geração do Micra vai ser produzida na mesma linha de montagem do Renault 5 elétrico, em Douai, França, e que o modelo vai estar à venda no final de 2025.