Um estudo publicado na Science Advances revela que o consumo moderado de álcool pelos machos da mosca da fruta aumenta a produção de feromonas sexuais, tornando-os mais atraentes para a fêmeas.

A mosca da fruta, Drosophila melanogaster, é atraída pelo cheiro de fruta podre que contém quantidades significativas de álcool.

"O álcool, especialmente o metanol aumenta a produção de feromonas sexuais", o que torna os machos "mais atraentes para as fêmeas e garante uma maior taxa de sucesso de acasalamento", indicou o primeiro autor do artigo, Ian Keesey, citado no EurekAlert!

A investigação conduzida pelo Instituto Max Planck de Ecologia Química, na Alemanha, demonstrou que a atração pelo álcool é controlada pela forma como as moscas macho detetam e processam o cheiro da substância no cérebro.

A espécie avalia corretamente se a concentração do odor ainda é atrativa ou repulsiva e consegue evitar a intoxicação alcoólica.

"Isto significa que as moscas têm um mecanismo de controlo que lhes permite obter todos os benefícios do consumo de álcool sem correr o risco de intoxicação alcoólica", explicou Keesey.

A descoberta fornece uma das primeiras explicações detalhadas sobre como o álcool influencia a atração e o comportamento de um organismo modelo, ligando química, neurociência e ecologia.