
As marcas chinesas de veículos elétricos Neta e Zeekr terão inflacionado os números das vendas nos últimos anos para atingir metas ambiciosas.
A notícia é avançada esta segunda-feira pela “Reuters”, que adianta que a Neta terá inflacionado as suas vendas em mais de 60.000 veículos, de acordo com documentos analisado e entrevistas com revendedores e clientes.
Os documentos a que a “Reuters” teve acesso mostram que as empresas providenciaram o seguro dos veículos antes de os vender, permitindo que, de acordo com as práticas de registo de automóveis da indústria chinesa, os automóveis fossem registados como vendas com antecedência de forma que as marcas alcançassem metas mensais e trimestrais.
A Zeekr, marca premium de veículos elétricos da Geely, utilizou uma estratégia para garantir vendas antecipadas no final de 2024 na cidade de Xiamen, no sul da China, país, trabalhando para isso com o principal concessionário naquela região.
Esta notícias surge depois da afiliada à Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis ter informado no sábado, que o ministério da indústria está a planear reprimir a prática de venda de automóveis usados com “quilometragem zero” proibindo que os veículos sejam vendidos pela segunda vez, num prazo de seis meses após o seu registo inicial da primeira comercialização.