A etapa desta sexta-feira, 11 de Julho, da 50.ª edição da Volta à Madeira em Bicicleta levou o pelotão de Santana ao Porto Moniz (Santa), e nem a emblemática e duríssima subida final ao fim de 56.7kms foi suficiente para fazer diferenças entre os 3 primeiros ciclistas a cruzar a linha de meta.

Num sprint vigoroso João Jacinto (CD Nacional - CHARIB - CDASJ/Mun. Albufeira - CANIÇO RIDERS – INVERMAQUE) superou Bruno Maceiras (C. S. Marítimo / Mina Cabeleireiros - C.B.Almodôvar/Banco Primus/Swick) e Bernardo Teixeira (C. N. Seixal/Município Do Porto Moniz - ÓBIDOS Cycling Team) que por esta ordem fecharam a etapa, sem qualquer diferença de tempo entre os 2 primeiros que completaram a etapa em 1h49m55s, e com Bernardo a apenas 1seg, após um esforço tremendo para voltar ao grupo da frente nos últimos 1000m da etapa.

Desta forma Jacinto mantem a amarela, com Maceiras em 2º empatado em tempo com o vencedor, e Teixeira em 3º a 48seg, e ainda na luta pela vitória.

Susana Freitas (CD Nacional - CHARIB - CDASJ/Mun. Albufeira - CANIÇO RIDERS – INVERMAQUE) voltou a estar ao nível e consistência a que já nos habituou e concluiu a etapa de 51.7kms em 1h50m11s, superando Diane Esson (Clube Escola do Estreito – Madeira) que tem demonstrado a sua resiliência todos os dias e um melhor andamento com o passar dos dias.

Também foi o dia tão aguardado para Leonardo Chícharo (C. N. Seixal/Município Do Porto Moniz - ÓBIDOS Cycling Team), cadete que iniciou no dia de hoje a 50ª Volta à Madeira para a sua categoria, estando sempre integrado no grupo da frente da etapa e fruto do seu bom andamento concluiu a etapa de 51.7kms em 1h38m07s.

A classificação por pontos (Camisola Verde - Brisa Sem Açúcar) mantem-se na posse de Fernando Freitas (C. N. Seixal/Município Do Porto Moniz - ÓBIDOS Cycling Team), a montanha (Camisola Azul - Autocrescente/Rent X) passa a ser liderada por João Jacinto, enquanto que a classificação da Juventude (Camisola Branca – Sollaser) é cada vez mais solidificada por Bernardo Teixeira.

Coletivamente o (C. N. Seixal/Município Do Porto Moniz - ÓBIDOS Cycling Team) mantem a liderança, com o (C.S. Marítimo / Mina Cabeleireiros - C.B.Almodôvar/Banco Primus/Swick) a ascender a 2º, por troca com (CD Nacional - CHARIB - CDASJ/Mun. Albufeira - CANIÇO RIDERS - INVERMAQUE), que é agora a 3ª equipa melhor posicionada.

O dia de Sábado na Volta à Madeira tem sido sempre marcado por uma jornada dupla, com uma etapa matinal montanhosa e um CRI à tarde.

Durante a manhã, pelas 9h00, o pelotão faz-se à estrada para uma etapa com partida e chegada na Calheta (Prazeres) com a extensão de 69kms (a etapa mais longa da Volta), em que não sendo coincidente com chegada em alto, tem um miolo de etapa muito seletivo, antecedendo um terreno rápido e com sucessivos topos até à meta em que a capacidade física será novamente testada e numa edição marcada pela competitividade como nunca antes vista, podemos esperar uma luta até ao último metro.

À tarde, o contrarrelógio individual de 5.2kms, com parida para as 18h00 e que liga o Funchal (Areeiro) a Câmara de Lobos, promete ainda ser uma festa maior pela importância que terá na classificação geral.

Classificações: https://acmadeira.pt/evento/50a-volta-a-madeira-em-bicicleta-facco/